Queda no Preço do Combustível – 5 dicas para economizar na gasolina ainda mais

20

A Petrobras anunciou a redução de 6% no preço do diesel e 7,2% no preço da gasolina. E o comunicado foi feito pelo atual presidente Jair Bolsonaro.

A gente sabe que todos os dias, praticamente, há mudanças nos valores dos combustíveis nos postos. Há notícias boas e ruins. Isso varia conforme a safra, os impostos, as medidas, etc.

Além disso, nem toda redução que chega aos postos é repassada aos consumidores finais. Portanto, há de se esperar uma melhora sim, mas não nas mesmas proporções.

Agora, se tem uma coisa que você pode fazer em qualquer época do ano (quando o combustível está mais caro ou mais barato) é buscar alternativas para gastar menos, isto é, diminuir o consumo de combustível.

Por isso, separamos aqui 5 medidas que são muito boas para que isso aconteça. Começando a refletir sobre tudo isso, você vai ver que dá para economizar alguns reais do seu orçamento gasto com o carro ou a moto. Confira abaixo.

PROPAGANDA

1 – A pesquisa dos postos de combustíveis

A maneira mais simples e objetiva de baixar o custo de um automóvel ou moto pensando no combustível é pesquisar o preço dos postos de combustíveis.

Agora, claro que nem sempre escolher o mais barato vai ser a melhor opção. Ao mesmo tempo em que nem sempre o mais caro é o que tem a melhor qualidade.

Em muitas cidades, o Procon e outros órgãos fazem pesquisas na qualidade do preço do combustível. E o que eles descobrem é algo bem diferente de região para região.

Tem lugar que os postos de marcas mais famosas tem melhor qualidade, como Ipiranga, BR, Shell. Em outros, eles lugares são mais caros, mas sem tanta qualidade.

Tem lugares que os postos de bandeiras pouco reconhecidas é que tem boa qualidade. E o melhor os preços são baixos. A dificuldade, as vezes, está na localização do posto.

Agora, o que fazer? Pesquisar!

A saída é pesquisar e fazer uma análise entre o preço do combustível e a qualidade do combustível. Isso se chama custo benefício e é o melhor caminho para economizar com a gasolina.

2 – O uso do tipo de combustível

Outra muitíssimo interessante tem a ver com o tipo de combustível que você está usando. Atualmente, é comum ter carros flex, que aceitam gasolina ou etanol, por exemplo.

Também está sendo viralizado a ideia de carros à gás, por exemplo.

O ideal é você fazer as contas e descobrir qual está compensando mais. E isso também muda de região para região. Em lugares mais frios, por exemplo, o caso a gasolina pode ser bem mais econômico, por incrível que pareça.

Já em lugares quentes, não. Aí tem ainda os lugares com preços bem diferentes, onde o etanol está bem mais em conta do que a gasolina. E isso tem a ver ainda com a alteração de preços que acontecem quase que diariamente.

Bom, faça as contas e descubra o melhor tipo de combustível para o seu carro ou moto.

3 – A manutenção periódica do veículo

Você sabia que a manutenção periódica do seu veículo pode influenciar no consumo de combustível? Quem não cuida do carro pode ter um gasto maior de gasolina ou etanol. E isso está comprovado.

Então, não há nada melhor do que manter a manutenção em dia.

Isso vale desde os freios, os discos, a limpeza do ar condicionado, a suspensão e balanceamento dos pneus, as velas, a direção e por aí vai.

Há quem diga que um ar condicionado ruim, sem manutenção, pode dobrar o consumo do combustível. Mas, isso ainda não foi comprovado. De qualquer forma, vamos falar do ar condicionado no próximo tópico.

4 – O uso do ar condicionado ou dos vidros abertos

Agora, levando em conta o ar condicionado, o que é ainda mais interessante é quando estudamos uma viagem, quando o carro está em alta velocidade, nas rodovias do país.

Você já parou para pensar que fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado, quando se está em alta velocidade, pode aumentar o consumo do combustível? É verdade e isso tem a ver com a aerodinâmica do veículo.

Diferente da cidade. Nas ruas mais calmas, andar com o ar condicionado ligado e os vidros fechados é uma boa ideia, ainda mais nos dias de calor intenso.

Então, a dica é sempre fazer as contas, fazer testes, buscar pesquisas, saber o consumo do seu veículo… Tudo para conseguir encontrar uma forma de economizar no combustível.

5 – O consumo do tanque meio cheio

Agora, por fim, temos uma dica interessante também. É praticamente um dito popular, mas que tem que ser considerado.

É o seguinte: você ouviu dizer que não deixar o combustível chegar na reserva é uma forma inteligente de economizar no gasto? Não há pesquisas que comprovem, mas faça o teste.

Todo mundo que testou isso diz que deu certo.

A ideia é a de que mantendo o combustível sempre da metade para cima, o consumo vai ser menor e você vai economizar dinheiro. Há quem diga que é porque quando está na reserva, o trabalho do carro é maior para puxar o combustível.

Como falamos, não há pesquisas que comprovem isso. Mas, se diminui o consumo mesmo, então, é um bom negócio para o seu bolso.

PROPAGANDA