O IPVA (Imposto para Veículos Automotores Terrestres) e é cobrado anualmente pelos estados. E quem tem um carro rodando sabe que o pagamento desse imposto pesa no orçamento financeiro. Por isso, saber o valor do IPVA em 2020 é uma boa ideia para se planejar.
E é importante considerar que os valores podem mudar com base no tipo de veículo que você tem. Inclusive, a marca, modelo e ano de fabricação também interfere nisso. Por isso, abaixo, a gente vai falar mais sobre o calendário de pagamento, valor e a consulta do IPVA. Saiba mais.
O calendário de pagamento do IPVA
Antes ainda de saber qual é o valor do IPVA em 2020, a gente tem que considerar o calendário de pagamento. Inclusive, para quem mora no RS, saiba que o pagamento pode acontecer ainda este ano, de 2019. A gente vai falar mais disso no último tópico do artigo.
O fato é que, de um modo geral, os Detrans estaduais divulgam seus calendários no fim do ano. Portanto, quem quiser saber a data certa para pagamento tem que ficar atento ao noticiário local.
O que a gente pode informar é que a data de pagamento tem a ver com o último número da placa do veículo. Quem tem placa com final 1 vai pagar no dia X e quem tem placa com final 2 pagará no dia Y e assim por diante.
Apenas para que você entenda isso, a gente selecionou aqui o calendário de pagamento do IPVA no RS. Por lá, quem tem placa final 1 terá que pagar até 6 de janeiro. Já para quem tem placa final 0, o pagamento final será em 30 de janeiro, por exemplo.
Já em São Paulo, quem tem placa com final 1 pode começar a pagar em 9 de janeiro e parcelar até 9 de março. Para quem tem placa com final 0, o prazo se inicia em 22 de janeiro e se encerra em 22 de março.
Qual será o valor do IPVA em 2020
Cada Detran do país vai ter o seu valor para pagamento do IPVA. E, de uma forma muito comum, eles costumam informar valores de ajustes com base nos valores que foram cobrados nos anos anteriores. No RS, por exemplo, o reajuste é de 4%.
O detalhe que é preciso considerar é que o valor do imposto vai depender, também, do tipo de veículo e da categoria que ele se enquadra. Se for moto, carro, caminhão. Tudo isso altera o valor do imposto. Até mesmo as características, como modelo, ano de fabricação e marca.
Agora, se você quer ter uma ideia mais geral de quanto ficará o seu IPVA, você também pode usar uma regra que é comum de ser usada no mercado. Existe um valor percentual cobrado para cada tipo de veículo, que representa o valor do IPVA.
Para carros movido a combustíveis e biocombustíveis, o valor percentual é de 4% sobre o valor do veículo. Já os carros, vans e caminhões movidos à álcool ou a gás, o valor é de 3%. No caso das caminhonetes de cabine dupla tem valor de 4% também. Por último, ônibus e motos, tem percentual de 2%.
A consulta online
Um serviço gratuito que pode ser usado para saber o valor do IPVA é o site do Detran. Você pode acessar o Detran do seu estado e através de dados do seu veículo ficar sabendo sobre valores, prazos e outras informações. Para isso, vai precisar inserir a placa do seu veículo, assim como o número do Renavam ou do Chassi.
Onde fazer o pagamento do IPVA
Agora que você já sabe o valor do IPVA em 2020, saiba que tem que considerar também onde poderá efetuar essa transação financeira. Até mesmo porque no RS as pessoas já podem pagar o imposto, até que o ano de 2019 termine, com desconto. Veja mais abaixo.
Saiba que de um modo geral, os estados aceitam o pagamento em Casas Lotéricas, em Agências Caixa Aqui, em Postos Autorizados e também pelo internet banking de grandes instituições financeiras. Por exemplo, é o caso do Itaú, da Caixa, do Santander, do Banco do Brasil.
Também é comum que o pagamento possa ser parcelado. Porém, junto com a parcela do IPVA, o interessado deve fazer o pagamento integral do licenciamento e do DPVAT, que devem ser pagos à vista até o vencimento.
Mudança no governo do RS
Uma notícia que tem sido muito falada é sobre a mudança no pagamento parcelado ou do desconto por antecipação no IPVA. Vale lembrar que isso está valendo apenas para o estado do Rio Grande do Sul.
O governo de lá anunciou algumas mudanças junto com o novo calendário de pagamento do IPVA. O governo visa aumentar a entrada de recursos e para isso colocou a data limite para o pagamento em abril do próximo ano.
Além disso, no RS, não haverá mais a possibilidade de parcelamentos e, portanto, não há descontos para a antecipação. Em 2019, o valor chegou a 3%. Já o desconto de “Bom Motorista” se mantém em até 15% e o “Bom Cidadão” em até 5%.
O que vai mudar, no geral, é que quem pagar o documento até o fim de 2019 poderá ter o mesmo valor que se manteve em 2019. Já para o próximo ano haverá o aumento de 4%.
Conheça 3 opções para comprar um carro parcelado
Na dúvida fale com o Detran do seu estado
Agora, uma dica final para quem ficou com alguma dúvida é entrar em contato com o Detran do estado para tirar tais dúvidas. Assim sendo, por lá eles podem informar tudo sobre a pesquisa do valor do IPVA assim como sobre o pagamento.
Em São Paulo, por exemplo, o Detran fica disponível no (11) 3322-3333 ou na Av. do Estado, 900, em Bom Retiro (SP).