Conheça 3 opções para comprar um carro parcelado

9

Assim como a casa própria, o carro próprio está entre os sonhos mais comuns na vida dos brasileiros. Só que nem todo mundo tem como comprar um carro à vista, pagando tudo de uma só vez. Aí, a melhor alternativa pode ser a de comprar um carro parcelado.

E foi pensando nessa possibilidade que a gente criou este conteúdo. E aqui trouxemos as 3 formas mais conhecidas de realizar o sonho do carro próprio, pagando parcelas mensais. As opções mais conhecidas no Brasil são: financiamento, leasing e consórcio. Saiba mais!

E leve em conta que cada uma delas têm vantagens e desvantagens. Por isso, vamos falar um pouco de cada uma, citando os pontos fortes e diferenciais. E, ao fim, é você quem dizer qual é a melhor forma de comprar um carro hoje em dia.

As opções para comprar um carro parcelado

A gente vai citar as opções que permitem o parcelamento. Mas, você tem que considerar também que sempre vai existir a forma mais tradicional e mais barata de comprar um automóvel, que é através do pagamento à vista.

PROPAGANDA

Portanto, considere que antes de tudo uma boa ideia é você criar hábitos financeiro saudáveis para tornar essa compra (à vista) possível. Agora, claro que nem sempre vai ser possível. Por isso, também se pode estudar as formas alternativas, que tem a ver com as compras parceladas.

Apenas para fecharmos a ideia da compra à vista, saiba que isso gera descontos significativos na hora da compra. Além do mais, você não tem que pagar juros ou taxas, como nas outras opções. Mas, se não der, então, vamos às opções de parcelamento.

1 – FINANCIAMENTO

Atualmente, comprar um carro parcelado através do financiamento é uma das maneiras mais comuns de se fazer isso. E o motivo é simples: hoje está mais descomplicado solicitar o financiamento e ser aprovado pelo banco ou financeira.

Além disso, o parcelamento é mais flexível também. Sendo essas as principais vantagens do financiamento de automóveis. Outra coisa que tem sido visto como ponto positivo é o fato de que o cliente pode sair com o carro no seu nome, mesmo que não tenha pago tudo. Mas, obviamente, o carro estará alienado no nome do banco ou financeira.

Outra coisa é que existe ainda o que é chamado de financiamento balão. Ele permite que o cliente pague um valor de entrada e as parcelas mensais durante alguns anos. Após isso, ele paga outra espécie de entrada, que seria o balão, que é mais ou menos de 40% sobre o valor do veículo.

Assim, ele também tem a opção de entregar o carro usado para pagar a parcela balão e usar a diferença para dar entrada em outro carro. Isso é muito usado em lojas próprias de montadoras ou concessionárias.

Por outro lado…

Por outro lado, também temos pontos negativos de se comprar um carro em financiamentos. A primeira coisa é sobre os juros, que são altos e podem fazer as pessoas pagarem o valor de 2 carros. Sendo que só ficam com 1 e ainda desvalorizado.

Nem vamos citar outras desvantagens porque essa costuma ser a principal e isso faz o cliente perder muito dinheiro, mesmo.

2 – LEASING

O Leasing bancário também é uma das formas de comprar um carro parcelado. Ele é bem menos conhecido aqui no Brasil do que nos Estados Unidos. E basicamente, ele torna possível a compra após o contrato, sendo que o cliente pode optar por ficar ou não com o carro.

Até o contrato, ele é como um aluguel do carro. E isso dá vantagens, como o fato de que o motorista pode ficar com o carro e pagando apenas o aluguel. Isso quer dizer que a mensalidade ou a parcela fica mais baixa do que no financiamento.

Outra coisa é que o cliente não tem gastos com documentos, apenas com o combustível. E o mais legal de tudo é que se não quiser ficar com o veículo, ele simplesmente devolve.

Por outro lado…

Por outro lado, do lado das desvantagens, está o fato de que nesses contratos existem limites de quilometragem. E todo dinheiro investido se perde, porque é como um aluguel mesmo. Então, se o cliente não quiser o veículo, ele perde tudo que já pagou.

3 – CONSÓRCIO

Por último, temos o consórcio de veículos também como opção para comprar um carro parcelado. Para muita gente, tirando o pagamento à vista, essa é a melhor forma de comprar um carro hoje em dia.

A grande vantagem para as outras opções de financiamento é que não tem taxas de juros. Mas, calma aí porque tem taxas de administração, ok? Então, nem tudo são flores, amigos. Agora, outra vantagem é que hoje em dia o consórcio é algo seguro. Ou, pelo menos, mais seguro do que era antigamente.

Além disso, diferente do financiamento, nesse caso você também paga a mais do que o preço unitário do carro. Porém, a diferença não é tão gritante assim. Enquanto que no financiamento você paga o dobro, aqui são alguns mil reais a mais, apenas.

E, como no financiamento, dá para parcelar em vários meses.

6 métodos de controle financeiro para reduzir os gastos mensais

Por outro lado…

Por outro lado, como é de se esperar, tem os pontos negativos também. O primeiro é que ele tem custos embutidos mensalmente. E outra coisa, que talvez seja a mais impressionante, é que o cliente só pode usar a carta para comprar o carro quando é sorteado ou dá um bom lance. Fora isso, vai ter que esperar a data final do contrato e dos pagamentos.

PROPAGANDA