Aprenda como economizar o seu SALÁRIO! Passo-a-passo

15

Quem ganha um salário baixo acha que é impossível economizar dinheiro para investir ou para realizar sonhos e compras. Mas, não é. Existem sim maneiras de se conseguir fazer essa economia inteligente todos os meses da sua vida.

Abaixo, nós trouxemos uma espécie de passo a passo que é bem simples. Talvez, a mais simples do mundo. Mas, que faz todo o sentido porque realmente funciona. São passos que podem ser dados por qualquer pessoa porque gera resultado positivo.

Confira aí e se você tem dificuldade e economizar dinheiro é porque está pecando em alguns desses passos. Aí, o jeito é mudar, caprichar, revisar e fazer acontecer. Afinal, dá para economizar dinheiro do seu salário, independente do valor que você ganha.

Os gastos

O primeiro passos é fazer a anotação dos gastos. Ninguém que não sabe para onde o dinheiro está indo (quais são os gastos) vai conseguir economizar parte do salário.

PROPAGANDA

Por isso, dê um jeito de anotar os seus gastos. Tem quem prefira as planilhas do excel, os blocos de notas e até mesmo adesivos de computador. Tem que opte pelo caderninho e o lápis. E há aqueles que usam os aplicativos de celular. Opções não faltam.

Ah, e tem uma coisa: anote tudo mesmo, tá bom? Desde o cafezinho, a bala, o dinheiro que deu para o cara do semáforo, tudo tudo tudo. Se não, a conta não vai bater depois.

Os objetivos

Outra coisa importante é ter objetivos porque se não tiver você não vai ter motivos para economizar parte do salário, obviamente.

Então, regra número 2: crie objetivos financeiros e separe-os por prioridades e por tempo. Tem aqueles de longo prazo, como aposentadoria e aqueles de curto prazo, como viagens.

A falta de objetivo é o principal empecilho para juntar dinheiro. Então, evite esse erro.

O controle financeiro

Agora é para fechar a conta toda. Se você sabe os seus gastos, e obviamente sabe o seu salário também, e tem objetivos financeiros na vida, então, é só fazer os cálculos, as somas, ver os números e analisar tudo isso.

A partir daí, você cria um controle financeiro para saber quanto tem que poupar todos os meses. E a partir disso começa a evitar compras por impulso, parcelamentos, gastos desnecessários e dá até para cancelar alguns serviços, não é?

Note que os dois tópicos anteriores são primordiais, mas não farão sentido se você não tiver pulso firme, isto é, um bom controle financeiro para saber dar ordem às suas prioridades.

A renda extra

Por último, também vale falar de uma coisa que é importante para dar aquele up no seu orçamento, né. A renda extra. Hoje em dia tem vários jeitos de ganhar uma renda extra, seja de noite, aos finais de semana, nas férias, etc.

A grande ideia aqui é você usar esses recursos para aumentar o seu capital e patrimônio, obviamente. Então, nada de ganhar dinheiro a mais no mês e usar para comprar o tênis novo, entendido capitão?

Lembre dos seus objetivos. E saiba que a renda extra é uma forma inteligente de realizar sonhos também. Pense nisso.

PROPAGANDA