Confira essas 5 dicas verdadeiras para evitar atrasos no pagamento de contas

Existem várias formas, inclusive gratuitas, de evitar atrasos no pagamento de contas. Agora, por que isso é importante para você? Porque o atraso gera multas e juros. Juntos, eles podem te fazer gastar um dinheiro a mais do que você precisaria pagar. Então, para que pagar a mais do que você deve? A saída é evitar o atraso.

Aí é que entra a ideia deste artigo. Trouxemos aqui algumas dicas bem reais sobre o que você pode fazer, sem que precise gastar dinheiro, para evitar os atrasos. Você vai ver que algumas pequenas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença para você ter essa economia. Continue lendo e saiba tudo.

1 – O uso de aplicativos gratuitos de celulares

A primeira boa dica que trouxemos aqui tem a ver com o uso de aplicativos de celulares. Considere que atualmente há um grande número de apps gratuitos, o que vai ser bom para que você não tenha gastos adicionais com isso.

Mas, há também versões premium, que são pagas e podem ser boas se você quiser um programa mais completo.

Após isso, considere que eles podem te ajudar na organização das suas finanças. E como fazem isso? De várias formas. Uma delas é enviando mensagens e lembretes para você quando um pagamento estiver com data próxima de vencimento. Isso vale para contas e boletos.

ANÚNCIO

Inclusive, para quem é desorganizado, saiba que esses apps podem te ajudar na organização também. Eles criam planilhas e gráficos coloridos, que facilitam a visualização dos seus afazeres a pagar nos próximos meses.

No entanto, para que tudo isso funciona corretamente você terá que anotar tudo no celular. Desde os gastos, as contas a pagar até mesmo o seu rendimento. É um trabalho que vale a pena. Afinal, ninguém quer pagar multa de conta atrasada. Você quer?

2 – O uso do débito automático para algumas contas

É verdade que nem sempre é inteligente da sua parte usar o débito automático para pagar contas. Isso porque as empresas acabam fazendo cobranças indevidas ou a mais sem que você perceba. Portanto, é um risco que você corre.

Agora, se você é alguém ligado nas suas contas e faz a análise do que está sendo cobrado na sua conta, ótimo. Nesse caso, você pode usar o débito automático até mesmo para ter desconto no pagamento de muitas contas e boletos. Eles podem chegar a 10% em alguns casos.

No caso deste conteúdo, vale dizer que essa opção de pagamento também é válida para você não se esquecer de pagar a conta. Lembrando que é preciso ter dinheiro na sua conta para que o seu boleto ou fatura seja paga, ok? O seu saldo precisa ser superior ao valor da conta a ser paga.

Saiba como você pode perder dinheiro por causa do distúrbio do sono

Porque se isso não acontecer é bem provável que o banco use o seu cheque especial para quitar o que precisa ser pago. Aí você vai ter que pagar juros bem altos pelo uso do cheque especial. Sendo que ele pode ser até mesmo mais caro do que a multa da conta atrasada.

3 – A mudança da data de vencimento das contas

A próxima dica para quem quer evitar atrasos no pagamento de contas é justamente organizar melhor a data de vencimento das contas que tem. O ideal é que elas fiquem em alguns dias após o seu recebimento de salário. Isso te ajuda a não gastar todo o dinheiro até que a conta seja paga.

Por outro lado, evite usar uma data muito próxima. Isso porque pode ser que o seu pagamento atrase e aí, a sua conta vai acabar atrasando também. O ideal, segundo alguns especialistas é que você tenha um vencimento no dia 20, se você recebe no dia 12, por exemplo.

Ou opte pelo vencimento no dia 10, se você tem o pagamento do salário feito até o 5º dia útil de cada mês. E assim por diante. Essa é uma forma inteligente de organizar melhor as contas que você tem que pagar. Inclusive, te ajuda a evitar o pagamento de multas.

4 – O pagamento antecipado das contas

A próxima ideia que trouxemos aqui é a de fazer o pagamento antecipado. Inclusive, alguns bancos até podem oferecer descontos para esses casos. O Nubank, por exemplo, permite que você faça o pagamento da fatura do cartão quando você quiser.

Se tem dinheiro na conta, pode pagar. E essa é uma forma legal de evitar atrasos, também.

Agora, o ideal é você saber como o seu banco faz e permite isso. Até mesmo porque grandes bancos tradicionais costumam dificultar o processo, além de que acabam fazendo a cobrança duas vezes, de forma duplicada. É preciso ficar de olho, ok?

5 – A formação da reserva de emergência

Aqui temos outra dica, que tem a ver com a sua formação da reserva de emergência, se é que você ainda não tem uma, né? Aliás, como é que essa reserva pode ajudar na hora de evitar atrasos no pagamento de contas? A gente explica.

O fato é que o atraso no pagamento das contas também pode se dar pela falta de dinheiro. Imagine só você perder o emprego, por exemplo. Aí, é bem provável que a conta atrase. Mas, se você tem a reserva de emergência, você evita isso. E consegue pagar em dia, sem multas.

Agora, o importante é considerar a formação de uma reserva que seja suficiente para “sustentar” as suas contas a pagar por, pelo menos, 6 meses. Esse é o prazo recomendado pelos especialistas.

ANÚNCIO