page contents

CRIPTOMOEDAS Jornalista - Tamara Pinho

Bitcoin o que é, Como receber, Vale a pena investir?

Bitcoin o que é, Como receber, Vale a pena investir?
Bitcoin o que é, Como receber, Vale a pena investir?
Gostou Avalie

O Bitcoin é um dos protagonistas de muitas rodas de conversa. Seja de economistas, investidores, até os leigos que estão tentando entender o assunto que tanto se discute. Mas apesar de muitos confundirem, o Bitcoin é apenas uma das muitas moedas digitais que existem. Ela é a mais conhecida, já que foi a primeira a ser criada, e por isso muitas vezes a confundem como sinônimo de criptomoedas.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o que é, como comprar, benefícios e está em busca de mais informações, nós te contamos tudo. Confira!

O que é?

As criptomoedas, são moedas descentralizadas, ou seja, não possuem um banco central que controla as transações e sua emissão. Outro diferencial dessa moeda é que ela não é emitida, pois toda a sua negociação é feita no ambiente online, seja a compra, venda, pagamento por serviços ou qualquer outro que seja o objetivo.

O que é Bitcoin

Quando se fala em moeda digital, logo vem em mente a Bitcoin, pois essa foi a primeira das moedas virtuais a ser criada e por isso é também a mais famosa entre as centenas existentes ultimamente.

O objetivo com a criação da Bitcoin é ter um sistema de moedas e econômico que não necessita do intermédio de bancos ou outras instituições financeiras para realizar qualquer tipo de transação. Além disso, é um sistema totalmente seguro, onde as operações são validadas por todos os usuários de uma rede, que fornecem códigos que se tornam o protocolo final da transação armazenado nos blockchains.

Quanto vale um Bitcoin

O valor exato de um Bitcoin varia todos os dias, pois a cada dia existem novos investimentos e novos blocos para minerar bitcoin. Tudo isso influencia diretamente no valor que ele terá. Mas apenas um Bitcoin pode valer milhares de dólares, por causa disso que hoje são um dos investimentos mais procurados nos últimos tempos.

Como comprar

A compra e venda dos Bitcoins é feita totalmente pela internet, que pode ser por meio de empresas especializadas em blockchain, ou individualmente. Todo o processo é extremamente seguro, pois a criptografia utilizada nos códigos da moeda digital impedem que existam fraudes.

A forma mais prática de comprar Bitcoin é se cadastrando em um site especializado. Após o cadastro você envia dinheiro em reais e compra moedas digitais de acordo com a sua vontade.

Como receber Bitcoins

Como receber Bitcoins

Receber Bitcoins também é realizado em sites online, mas também podem ser feitos por aplicativos, ou programas instalados nos computadores que rodam a carteira de bitcoin.

Além disso, muitas pessoas já recebem moeda virtual como pagamento de serviços, e você também pode oferecer serviços e ser pago recebendo bitcoins.

Todo o processo é muito simples, barato e principalmente seguro, pois é preciso da validação dos usuários da rede para que a transação seja validada.

Com a criação do Bitcoin, a ideia é que cada vez mais empresas adotem essa moeda como forma de pagamento de seus bens e serviços. Facilitando assim todos os processos e também deixando-os mais baratos sem taxas e intermédios de bancos.

Mineração de Moeda Digital

Minerar bitcoin, você já ouviu essa frase? Pois esse método é algo que também pode gerar dinheiro para quem o faz. De maneira geral, mineração de criptomoedas consiste em disponibilizar computadores super potentes para manter ativa a rede que controla as moedas digitais.

Todos os usuários que fazem o trabalho de mineração recebem recompensas depois de cada bloco minerado. Pois nesse processo existem gastos com energia, equipamentos e outros. O valor da remuneração corresponde a uma pequena parte da transação efetuada. E essa recompensa é feita também em Bitcoins.

Vale a pena investir em Bitcoin?

Vale a pena investir em Bitcoin

Por ter se tornado um verdadeiro fenômeno e um dos assuntos mais falados nos últimos anos, investir na moeda digital ainda gera muitos questionamentos. Assim como qualquer investimento corre-se o risco de acontecer algum imprevisto. Mas as chances são mínimas.

Ainda assim, atualmente, não é recomendado que seja investido mais do 5% do patrimônio em bitcoin. Pois assim, além de diversificar os investimentos, também é possível evitar prejuízos em casos de fraudes.

Onde ficam os Bitcoins?

Todos os Bitcoins são armazenados online, mas além disso, você pode colocar suas moedas digitais em carteiras para bitcoin que são online. Com a ajuda das carteiras virtuais você pode acessar seu saldo, enviar e também receber as criptomoedas de maneira rápida muito segura.

A carteira na verdade contém os dados de acesso aos locais onde estão as bitcoins. Por causa disso é preciso guardar bem essas informações, pois sem elas você não consegue fazer nenhum tipo de transação com as moedas digitais.

Alguma dúvida? Nos deixe um comentário logo abaixo que em breve responderemos. Até a próxima!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora em diversos segmentos há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status