page contents

CRIPTOMOEDAS Jornalista - Tamara Pinho

Blockchain o que é, como funciona, significado e carteira.

Blockchain o que é, como funciona, significado e carteira.

Quem está envolvido no meio digital e nas notícias que circulam sobre economia e criação de moedas digitais, pode ter se deparado em algum momento com a palavra Blockchain por aí. Mas apesar da alta discussão a respeito e desse assunto, saber o seu real significado pode ainda ser desconhecido para muitos.

Pois esse artigo vai esclarecer as principais dúvidas a respeito do que é o Blockchain, para que serve, como funciona e muito mais. Continue lendo e confira!

O que é?

O Blockchain é a tecnologia envolvida por trás das transações das criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo. Ele pode ser um conjunto de blocos ou transações individuais realizadas pelos proprietários de modas digitais.

Blockchain o que e

Seu principal objetivo é deixar as transações mais seguras, deixando assim praticamente impossível de se ter fraudes e violações,  fazendo com que esse sistema seja um dos mais seguros do mundo.

É preciso antes falar, que Blockchain, também é o nome de uma das carteiras de bitcoin mais utilizadas. Mais abaixo iremos explicar melhor a diferença da tecnologia e da carteira de bitcon blockchain.

Blockchain como funciona?

O sistema de transações das moedas virtuais é um dos mais elaborados e seguros do mundo, isso se deve em grande parte por causa dos códigos e autenticações que são necessárias para poder fazer qualquer transação dessa moeda.

E o blockchain entra exatamente nesse ponto, pois é um dos elementos que compõem as transações. Ele é composto de diversos blocos de transações, e esses blocos sempre estão ligados com o bloco de transação anterior.

Blockchain como funciona

Simplificando seria como se, em uma transação, você tenha o conteúdo dela mais uma parte do conteúdo da transação anterior e assim por diante em uma cadeia interminável de ligações.

O Blockchain pode ser definido de maneira simples, como uma rede de dados que possui os registros de transações. Cada vez que se realiza uma transação se tem um bloco atual, quando ela é finalizada, o bloco é guardado na rede permanente e assim é gerado um novo bloco, que está ligado ao bloco anterior concluído.

Blockchain significado

A tradução literal de blockchain seria uma cadeia de dados, porém o seu significado dentro do ambiente de moedas virtuais, é algo como protocolo de segurança. Pois é ele o responsável por fazer com que seja extremamente seguro todos os processos que envolvem as transações de criptomoedas.

Com essa tecnologia, por exemplo, é impossível que uma pessoa diga que enviou 10 bitcoins e na verdade enviou apenas 0,1 bitcoin. Além disso, é o blockchain também o responsável por impossibilitar que se gaste 1 bitcoin duas vezes.

Em resumo, essa foi a solução para evitar que exista cópias e adulterações nas transações que envolvem as criptomoedas.

Blockchain Carteira

Assim como falamos acima, existe também a Blockchain carteira de bitcoins, que é a maneira de armazenar as suas criptomoedas e assim poder consultar saldo, fazer transações, etc. Ela contém chaves de acesso para assinar transações e para acessar domínios públicos de bitcoins.

A Blockchain Wallet é uma das mais utilizadas e conhecidas, pois além de ser uma das pioneiras também é uma carteira de bitcoin multitarefa, pois oferece a opção de carteira online, desktop ou carteira de papel.

Com essa carteira você só precisa de realizar um cadastro gratuito no site oficial e então transferir suas criptomoedas para ela. Depois é possível ter acesso completo ao seu saldo, enviar e receber moedas virtuais e até pagar por serviços que aceitem esse tipo de moeda.

Blockchain Carteira

Tipos de carteira de Bitcoin

Existem diversos tipos de carteiras de bitcoin e é exatamente por atuar nesses diversos tipos que a Blockchain é uma das mais famosas do mundo. Pois tem funcionalidade simples e sem mistérios, facilitando as transações de moedas digitais.

É preciso esclarecer também, que a segurança das carteiras de bitcoin se dá no fato de que se perder o acesso a ela, você também perde todos seus dados e seu saldo. Por isso é importante saber escolher bem qual carteira irá usar.

A carteira blockchain online está disponível para acessada de qualquer lugar utilizando computadores ou dispositivos móveis. Assim você consegue ter um acesso mais rápido ao seu saldo e também para realizar suas principais transações.

Outro tipo de carteira que a blockchain oferece é a de papel. Apesar de parecer estranho, é verdade. Nessa carteira você recebe de maneira física as chaves de acesso e informação para acessar aos endereços do bitcoin. Apesar de não parecer muito prático, é um método que também é seguro, uma vez que se você não passar o acesso a terceiros, apenas o proprietário saberá as informações ali contidas. E em caso de perda, também se perde o saldo de criptomoedas.

Ficou com dúvidas sobre Blockchain ou sobre a Blockchain wallet? Deixe um comentário que responderemos brevemente!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora em diversos segmentos há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.
    DMCA.com Protection Status