page contents

CRIPTOMOEDAS Jornalista - Tamara Pinho

Litecoin o que é, Como funciona e Quais as Vantagens.

Litecoin o que é, Como funciona e Quais as Vantagens.
Litecoin o que é, Como funciona e Quais as Vantagens.
Gostou Avalie

Com o surgimento da primeira criptomoeda, o bitcoin, logo outras alternativas a essa moeda digital também foram surgindo, como é o caso do Litecoin. Criada em 2011, por um ex funcionário do Google, com o intuito de deixá-la mais acessível e no futuro transformar ela em um popular meio de pagamento de serviços.

Muitos ainda não conhecem o Litecoin, ou o confundem com o próprio Bitcoin. Por isso, reunimos nesse artigo todas as informações importantes sobre essa moeda digital. Confira!

O que é?

Assim como o Bitcoin e outras tantas moedas virtuais, o Litecoin, também faz parte da rede de criptomoedas que são baseadas em alta tecnologia e sustentada por redes peer to peer e softwares livres.

Litecoin o que e

É também uma moeda descentralizada, ou seja, não existe nenhum banco ou instituição financeira intermediando os processos e transações realizadas. Toda e qualquer operação, seja de compra, venda, ou pagamento com o Litecoin, é feito online e com autorizações de protocolo geradas na própria rede pelos os usuários.

Objetivo do Litecoin

Charlie Lee, o fundador dessa moeda digital, a fez com o objetivo de concorrer com a popular bitcoin, principalmente na questão de agilidade na confirmação das transações e também na quantidade limite de moedas em circulação.

Os blocos de Litecoin são processados em média em 2,5 minutos, enquanto no bitcoin o processamento de blocos pode levar em média 10 minutos. Por isso, muitos usuários da primeira moeda, passaram também a utilizar a Litecoin, para ter mais agilidade em suas transações.

Outro diferencial é que o limite de bitcoins produzidos será de 24 milhões, enquanto a Litecoin produzirá 84 milhões de criptomoedas, o que chega a  uma quantidade 3 vezes maior que a moeda digital mais famosa.

Como funciona?

mineração de Litecoin

O processo de transações são baseados em rede peer to peer e todos altamente criptografados para evitar fraudes, assim como acontece com a bitcoin e outras criptomoedas.

O processo de mineração de Litecoin é mais adaptável e vantajoso em redes de GPU, pois as redes de FPGA e ASIC, apesar de serem muito eficazes têm um custo mais alto para a mineração virtual dessa moeda. E as redes de CPU podem ser 10 vezes mais lentas do que a GPU.

Emissão da Litecoin

Com a estimativa de gerar 84 milhões de moedas digitais, a emissão da Litecoin ocorre com uma série geométrica, que a cada 4 anos se divide em duas e assim sucessivamente até atingir a emissão de 84 milhões de Litecoins.

Comércio de Litecoin

O comércio dessa criptomoeda é feito virtualmente e aceito todas as moedas fiduciárias para realizar a compra. Porém, não é possível utilizar cartões de crédito para a compra dela, pois é um processo irreversível, se a possibilidade estorno junto a operadora do cartão, como acontece com outras moedas.

Atualmente ela é a segunda maior moeda virtual, ficando atrás apenas da Bitcoin que possui valor mais alto no mercado de criptomoedas.

Vantagens da Litecoin

Essa moeda digital possui algumas vantagens em relação a outras que fazem com que cada vez mais investidores voltem seus olhos para ela. Alguns pontos que podem ser destacados são:

  • Confirmação de transação mais rápida.
  • Volume de transações mais elevado que a Bitcoin
  • Algoritmo baseado em Scrypt
  • Emissão limite de até 84 milhões de Litecoins.

Carteira de Litecoin

Com o aumento pela procura de Litecoins, também aumento a busca por carteiras seguras para guardar essa criptomoeda sem ter que deixar em uma Exchange e correr o risco de perder seu saldo ou até mesmo ser roubado virtualmente.

Para ajudar nessas dúvidas, reunimos algumas das melhores carteiras para Litecoin e assim manter a moeda segura e também ter a facilidade de consultar saldos e fazer transações mais rapidamente.

  • io: é uma carteira que possui segurança e praticidade para os usuários, as transações ocorrem com duas assinaturas, uma do proprietário da carteira e outra da própria empresa. Também suporta Bitcoins e DogeCoin.
  • Exodos: É uma carteira de código aberta que suporta diversos tipos de moedas digitais. Mas garante total segurança aos usuários, que são quem tem o controle total de suas chaves de acesso.
  • Electrum-LTC: A famosa carteira de Bitcoin Electrum, foi reformulada e a partir do seu código foi criada a Electrum LTC para suportar também o Litecoin. Ela possui tecnologia que ajuda a fazer o backup em outros dispositivos, promovendo segurança e garantindo que caso perca a carteira o usuário consiga restaurá-la em outro dispositivo.

Ficou com alguma dúvida? Então nos deixe um comentário que responderemos em breve. Até a próxima.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora em diversos segmentos há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status