page contents

CRIPTOMOEDAS Naiara Pinho

Ripple: pra que serve, o que é, cotação onde e como comprar

Ripple: pra que serve, o que é, cotação onde e como comprar
Ripple: pra que serve, o que é, cotação onde e como comprar
Gostou Avalie

A Ripple é mais um das criptomoedas que se popularizou nos últimos anos, sendo inclusive a moeda virtual que mais se valorizou no ano de 2017. E um dos fatores que fizeram com que isso acontecesse foi o fato de que ela é controlado por uma empresa privada e vem sendo adotada como protocolo de pagamento de diversos bancos e instituições financeiras.

Para conhecer melhor essa moeda e as diferenças dela para as outras criptomoedas, veja esse artigo que preparamos para você. Confira abaixo!

O que é?

Também conhecida como protocolo de pagamento Ripple, possui uma moeda própria conhecida como XRP. Ela é a responsável por permitir a estrutura necessária para realizar transações bancárias com segurança e rapidez para qualquer lugar do mundo.

Ripple O que e

A companhia responsável por esta moeda virtual, Ripple Labs, é uma empresa que trabalha com transações de dinheiro por todo o mundo, e por causa disso resolveu usar a tecnologia de blockchain para deixar as transações mais seguras e também mais rápidas.

Para que serve?

As transações bancárias internacionais, ou seja, o envio e recebimento de dinheiro em países diferentes, não é algo simples, além de ser extremamente burocrático e cheio de taxas. Além disso, o processo passa por várias instituições financeiras até chegar ao destino, o que faz com que seja um procedimento extremamente demorado.

Com a Ripple essas transações se tornaram mais fáceis e rápidas, sendo que a transferência de valores leva apenas alguns minutos e totalmente segura, pois utiliza da tecnologia de blockchain para ser validada. Ou seja, os usuários da rede são quem emitem os protocolos de validação da operação e não uma instituição financeira.

A Ripple, foi criada com o intuito realmente de facilitar as transações financeira internacionais, por isso possui a sua moeda original, chamada de XRP, que pode ser comprada e vendida por quem desejar fazer parte da rede.

Ripple XRP

Ter uma moeda original como a XRP, facilita também para que a Ripple seja referência em agilidade nas transações financeiras internacionais. Pois no caso de transferência de dinheiro entre moedas que são diferentes, por exemplo de reais para euros, é possível fazer a conversão por meio de moedas Ripple XRP.

Ou seja, se você tem uma quantia em reais, primeiro ela será transformada no valor equivalente de XRP e logo após no valor em euro. Dessa maneira a conversão é feita de maneira mais rápida e sem taxas de câmbio, como pode acontecer em alguns instituições financeiras.

O tempo de operações realizadas pela Ripple também é algo a se destacar, pois é possível fazer até 50 mil transações por segundo. E cada transação leva cerca de 4 segundos para ser confirmada e validada entre os usuários da rede.

Quem usa a Ripple

Por causa de toda a rapidez, segurança e agilidade das transações, a Ripple passou a ser utilizada por grande bancos como Santander, Bank of America Merril Lynch, e outros ao redor do mundo.

E justamente por essas parcerias e rumores de que a moeda virtual passaria a integrar a maior casa de câmbio de criptomoedas dos Estados Unidos (CoinBase), fez com que os valores da XRP subirem consideravelmente no ano de 2017. Isso fez com que a criptomoeda tivesse a maior valorização no ano.

Como minerar a Ripple?

Muitos entusiastas de moedas virtuais sempre estão em busca de novos blocos para minerar e assim receber as recompensas da mineração virtual. Porém, a Ripple, por ser controlada por uma instituição privada, ao contrário de todas as outras que são softwares livres, não é possível de ser minerada.

Isso acontece porque a própria instituição tem diversos servidores e programas que fazem esse trabalho de mineração, ou seja, que verificam e validam as transações feitas com a Ripple.

Como comprar Ripple XRP

A compra de XRP Ripple é feita por meio de exchangers e o pagamento aceito é geralmente em Bitcoins ou em dólares. Existem diversas exchangers especializadas especialmente na venda dessa moeda virtual.

Para quem deseja comprar a XRP utilizando o real brasileiro, o mais recomendado é que primeiro seja investido em bitcoins e depois os utilize para comprar a moeda virtual da Ripple, o que ajuda inclusive a adquirir uma moeda mais valorizada.

Cotação

Com um dos maiores aumentos, na questão de valor da moeda, a Ripple vem atraindo muitos interessados em investir. Mas antes é sempre necessário observar a cotação para se fazer a melhor compra.

A cotação é atualizada o tempo todo, por isso, para ter os valores em tempo real sobre a XRP,  o mais recomendado é acessar diretamente o site oficial da Ripple Labs.

Tirou suas dúvidas sobre a moeda e como funciona? Ainda tem dúvidas? Nos conte sua opinião nos comentários!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Estudante de Administração pela UFV, fez curso técnico em contabilidade, mas ama escrever. Trabalha como redatora há dois anos, escrevendo sobre diversos assuntos, principalmente relacionados a finanças, tecnologia e variedades.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status