page contents

CRIPTOMOEDAS Jornalista - Tamara Pinho

O que é Mineração Virtual, É fácil de fazer, Vale a pena?

O que é Mineração Virtual, É fácil de fazer, Vale a pena?

As moedas virtuais viraram assunto recentemente, principalmente com a popularização da Bitcoin, a pioneira. Depois dela muitas outras moedas foram surgindo, mas algo que todas têm em comum é o meio de transação onde não existe um intermédio de bancos, mas sim de rede de usuários. Dentro dessas transações há a mineração virtual, uma forma de recompensa por participar da segurança do processo.

Para entender melhor o que é e como funciona essa mineração, continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo para você. Confira!

O que é Mineração Virtual

Se você quer saber mais sobre o que é a Mineração Virtual e chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar sobre moedas virtuais, as criptomoedas, como a Bitcoin e Monero. Essas moedas não são emitidas como o dinheiro tradicional que conhecemos, ou seja, não são impressas e colocadas em circulação. Muito menos existe um Banco Central que controla todo o processo de transações delas.

O que é Mineração Virtual

Por causa disso, as criptomoedas passam pelo processo de mineração virtual. Esse processo consiste em todas as transações realizadas pelas criptomoedas. Por não existir um banco central para fazer a distribuição, ela deve ser feita por meio de blockchains, ou seja, uma rede que envolve usuários dessa moeda virtual. Assim é garantido a segurança das transações.

O processo pode parecer complicado, uma vez que envolve diversas pessoas, já que quando um usuário deseja fazer uma transferência para outro, todos os usuários que compõem a rede registram a transação e depois selam com uma chave virtual, quase impossível de ser violada.

Depois da transação, a rede de usuários recebem uma espécie de recompensa por participar do procedimento. Essa recompensa é um pequeno valor da moeda virtual utilizada. Todo esse processo é chamado de mineração virtual, fazendo alusão a mineração tradicional que conhecemos.

É fácil fazer mineração virtual?

O processo de mineração virtual pode até ser rápido, devido a tecnologia que está envolvida nele. Porém, ele não é tão fácil quanto se parece, pois além de depender de máquinas potentes, também depende de quem sabe desvendar os códigos e scripts que envolvem todo o processo.

Além disso, com o aumento de mineradores virtuais, a dificuldade vem aumentando, e a cada novo bloco de moedas descoberto o valor da recompensa pode variar pelo nível de dificuldade que foi de encontrá-lo.

É fácil fazer mineração virtual

Por causa disso, e devido a muitas pessoas estarem cada vez mais interessadas em mineração virtual e na circulação das criptomoedas. Já existem empresas especializadas em blockchains. Elas são responsáveis por criar redes de usuários e assim facilitar o processo para quem deseja investir nas moedas virtuais e ter retorno também com a mineração.

PC para Mineração Virtual

Para fazer a mineração virtual também é necessário ter equipamentos potentes, já que é necessário utilizar softwares complexos e que exigem muito do equipamento. No início das moedas virtuais, muitos dos mineradores utilizam o CPU para fazer a mineração, porém com o tempo e o aumento da dificuldade foi necessário procurar alternativas mais rápidas e que gastassem menos.

PC para Mineração Virtual

Atualmente já existem a fabricação de PC específico para mineração virtual, essas máquinas podem ter preços que variam entre $1.200 dólares e podem chegar a custar $30.000 dólares.

Por isso, quem deseja investir na mineração de moedas virtuais, deve saber que existe todo um gasto, e não é apenas com equipamento. Uma vez que é preciso levar em conta também o custo com energia, que aumenta quando um computador está minerando criptomoedas, o resfriamento das máquinas e velocidade delas para decifrar os códigos e encontrar blocos.

Vale a pena fazer mineração virtual?

Se você entendeu como funciona o processo de mineração virtual, percebeu que ele não é algo simples, porém é necessário para que as transações das moedas virtuais sejam feitas de maneira segura.

Assim, quanto maior a dificuldade, e quanto maior a transação, maior também podem ser as recompensas. Porém para isso é preciso que seja feito um investimento para se montar um mega computador para gerar códigos e encontrar cada vez mais blocos de moedas. Então se você atende a esses requisitos vale a pena sim.

Mas antes, outra coisa que deve ser levada em consideração é o valor da cotação da moeda virtual que se está minerando e fazer uma comparação com o gasto que você tem para minerá-la. Por isso é preciso sim colocar no papel o gasto que está sendo feito com energia, com a compra de equipamentos e outros gastos que possam ter. Se a recompensa for capaz de cobrir os gastos e gerar lucro, então vale a pena. Mas se a recompensa for menor do que você está gastando, talvez essa não seja a melhor escolha no momento.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora em diversos segmentos há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status