O que é uma carteira de Bitcoin, É segura? Tipos e Qual é a Melhor?

24

O bitcoin, moedas virtuais e toda a tecnologia que as envolvem, são notícias que não param de chegar nos últimos tempos. Desde que as criptomoedas ganharam o destaque da mídia é comum ver cada vez mais pessoas se interessando sobre o assunto e tentando aprender mais sobre o que é, como funciona, se é seguro ou não. O que é uma carteira de bitcoin, quem pode criar uma, entre muitas outras perguntas.

E se você também tem uma ou mais perguntas como essa, esse artigo é para te ajudar a entender melhor. Confira!

O que é Bitcoin?

As criptomoedas, são moedas virtuais, que são comercializadas pela internet, sem a um banco ou uma instituição financeira por trás das transações ou emissões. Apesar de estar sendo discutida e testada há quase duas décadas, a primeira moeda virtual criada foi a Bitcoin, em 2009.

O que é uma carteira de Bitcoin

Porém, foi em meados de 2017 que as moedas digitais ganharam de vez destaque, uma vez que chegaram a ter cotações altíssima e assim se tornaram alvo de investidores. A Bitcoin além de ter sido a primeira é também a mais famosa. Por isso, que muitas pessoas ao se referirem às carteiras digitais, chamam de carteira de bitcoin.

PROPAGANDA

O que é carteira de Bitcoin (Bitcoin Wallet)?

Apesar de ser uma moeda digital, a Bitcoin, ou qualquer uma das centenas de opções existentes atualmente, precisam ser armazenadas em algum lugar que possibilite a consulta do saldo, saques e até mesmo transferências. Esses locais são chamados de diversos nomes, como carteira de Bitcoin (Bitcoin Wallet no inglês) ou carteira virtual.

Essas carteiras possuem tecnologia criptografada e diversos códigos de segurança, para impedir ataques e deixar essa moeda o mais segura possível. Nas carteiras de bitcoin estão armazenadas todas as informações para que o proprietário acesse os locais da sua moeda virtual. Por causa disso, muitas pessoas ainda têm receio se esse sistema é seguro, mas explicaremos melhor abaixo essa questão.

Tipos de carteira de Bitcoin

Assim como as carteiras que utilizamos no dia a dia para guardar documentos, dinheiro, cartão de crédito, que possuem diversos modelos. No caso da carteira de bitcoin você também pode ter alguns tipos diferentes, para escolher aquele que atende melhor a sua necessidade.

Atualmente são 5 tipos de carteiras virtuais disponíveis, sendo as carteiras móveis, desktop, hardware, Carteiras online e carteiras de papel.

carteira de bitcoin

Qual a melhor carteira de Bitcoin

Esse é um dos grandes questionamentos de quem está investindo em bitcoins ou qualquer outro tipo de moeda virtual. Saber qual é a melhor carteira, pois acreditam que assim estarão adquirindo também a mais segura.

Mas a verdade é que cada um dos tipos de carteiras virtuais, tem benefícios para a necessidade procurada naquele momento. As carteiras móveis por exemplo pode ser acessadas pelo seu celular em qualquer lugar, o que traz muita facilidade. Enquanto as carteiras online, também podem ser acessadas de qualquer lugar, tanto de dispositivos móveis, quanto desktop, tudo o que precisa é de cadastro no site.

Veja abaixo uma lista com algumas das principais carteiras de bitcoin utilizadas atualmente, separadas de acordo com o seu tipo.

Carteiras de Bitcoin móveis

Essas podem ser utilizadas nos dispositivos móveis pessoais. A MyCellium é uma das mais famosas, devido a praticidade e segurança. Porém, é necessário sempre se lembrar de fazer o backup dela. Outras que também são utilizadas são a Greenadress, e a Breadwallet.

Carteira de Desktop

Essas carteiras são associadas a programas que devem ser instalados no seu computador. Muitas vezes acabam consumindo muito espaço no HD, mas ainda assim promovem agilidade nas transações. As mais utilizadas são:

  • BitcoinCore
  • Electrum
  • mSIGNA
  • BitGo

Carteira virtual Online

Essas carteiras não precisam ser instaladas no computador ou celular, por causa disso, são práticas, já que permitem que você acesse elas de qualquer lugar. Ainda assim, são muito seguras, pois utilizam da mais alta tecnologia para evitar fraudes.

Carteira virtual Online

As principais carteiras virtuais online são:
  • Xapo
  • Coinapult
  • Coinbase
  • Circle

Carteira Bitcoin Blockchain

Essa é a carteira online mais conhecida e também a mais utilizada no mundo todo. Uma das pioneiras e ainda com a vantagem de oferecer um ambiente extremamente seguro e confiante para seus clientes. Ela tem funcionalidade simples, e também é capaz de permitir que os usuários possam fazer qualquer tipo de transação com qualquer pessoa do mundo.

Carteira de papel

Apesar de parecer estranho, mesmo que todas as negociações das criptomoedas seja feita online, existem carteiras virtuais de papel, que contém as informações para que o usuário acesse o armazenamento das Bitcoins.

As principais são a Bitcoinpaperwallet.com, Bitadress.org, que permite que você imprima a sua carteira na sua casa mesmo. E a Blockchain, que atua também disponibilizando a carteira de bitcoin de papel.

Carteira de Bitcoin é segura?

Sim, essas carteiras são seguras, pois contém a chave de acesso para as suas criptomoedas, e sem essa chave não é possível realizar transações. Porém, é preciso saber que se você perder a sua carteira virtual, por qualquer motivo, você também perde os seus saldo de bitcoins.

PROPAGANDA