Criptomoedas Como Funciona, Comprar, Vender e Investir.

11

As Criptomoedas, ou moedas virtuais, como também são conhecidas, é um tipo de moeda descentralizada, ou seja, não tem um banco central que intermedia as transações. Ganharam o destaque da mídia em 2017, quando bateram recorde em valores. Com isso, muitas pessoas passaram a demonstrar interesse nesse tipo de moeda, seus investimentos e possibilidade de aumentar seus ganhos.

Se você ainda não entende o que são as moedas virtuais e porque estão tão populares, continue lendo que vamos esclarecer tudo para você.

O que são Criptomoedas

As criptomoedas, são moedas digitais que utilizam códigos criptografados, que são extremamente difíceis de serem quebrados e não utilizam de um banco central para emiti-las ou intermediar as transações. Por causa disso, apresentam um valor mais alto que outras moedas, além de poderem ter transações realizadas no mundo todo com o mesmo valor.

O que são Criptomoedas

A principal diferença das criptomoedas para a moeda física que conhecemos é que toda a sua transação é feita online, sem intermédio de instituições financeiras. O que faz com ela também não tenha um sistema monetário regulamentado, o que pode causar problemas para quem não entende muito sobre o assunto.

Por isso, ao longo desse artigo vamos explicar melhor a função dessa moeda virtual e como negociá-la sem ter prejuízos.

Para que serve?

Com todas as notícias a respeito de moedas digitais, e Bitcoin, a primeira e mais conhecida delas. Muitas pessoas ainda não sabem para que servem as criptomoedas. A resposta é muito simples, pois ela têm a mesma função que qualquer outra moeda física, a de pode comprar bens e serviços.

Mas se grande diferencial é fazer tudo pela internet, sem intermédio de outras instituições, o que faz com que muitas das transações sejam mais baratas, pois não tem as taxas que os bancos tradicionais cobram, tanto pelo armazenamento quanto pelas transações executadas.

Algumas empresas já aceitam as criptomoedas como forma de pagamento, e cada dia mais aparecem novas que estão começando a testar esse novo modelo de pagamento. Porém, ainda existe resistência por parte das empresas mais tradicionais, que questionam se é viável manter esse tipo de moeda a longo prazo.

Como funciona as Criptomoedas

Criptomoedas Como funciona

Todos os processos que envolvem as criptomoedas são feitos online, isso significa que você não irá realizar nenhum tipo de transação em bancos ou instituições físicas. É importante saber disso, para evitar possíveis fraudes.

A compra, venda e transferência de moedas virtuais é feita pelo computador, ou dispositivo móvel, e todo o processo é criptografado. A moeda fica armazenada em uma carteira virtual, que também possui senhas e códigos criptografados.

Por trás das transações envolvendo as criptomoedas existem o blockchain, que é uma espécie de protocolo de confiança que tem como principal objetivo fazer transações seguras. E para isso, utiliza da descentralização da moeda, que fica registrada e armazenada redes chamadas de blocos.

Como comprar?

A compra e venda das moedas digitais é realizada de maneira simples, mas é preciso entrar em sites de empresas especializadas nesse tipo de transação. No Brasil existe a Braziliex e o Mercado Bitcoin, que foram as primeiras a possibilitarem transações em reais, moeda corrente do país.

Para comprar ou vender criptomoedas nesses sites, basta criar uma conta e então informar o valor em reais, que deseja comprar de moedas virtuais. Existem diversas outras empresas que também possibilitam a compra dessas moedas, mas a maioria opera utilizando o dólar como referência.

como investir em bitcoins

Como investir

A variação da cotação das criptomoedas nos últimos anos vem crescendo mais do que diversas bolsas de valores. Por causa disso, muitas pessoas estão recorrendo em investimentos em criptomoedas. Porém, assim como qualquer outro tipo de investimento é necessário que se faça uma pesquisa sobre o mercado no momento, além de acompanhar a cotação e suas variações. Pois no mesmo momento que uma moeda virtual está valendo dezenas de milhares, ela pode valer menos da metade de um dia para o outro. O recomendado por especialistas é que não seja investido mais do que 5% do patrimônio nessas moedas.

Porém, existem diversas vantagens na hora de investir em criptomoedas, como a segurança que existe por trás dos processos, a agilidade das transações, e ser moedas internacionais.

Criptomoedas, Moedas digitais e moeda virtual

Apesar de nomes diferentes, você irá ver muito por aí essas três denominações, então não se assuste, pois as três têm o mesmo significado. O nome criptomoeda está relacionado com o fato de utilizar criptografia no processo, enquanto as outras duas, seu nome se dá ao fato de todas as transações serem feitas no ambiente online.