Confira 3 degraus para alcançar a riqueza antes de se aposentar

6

Você é daqueles que costuma acreditar que o destino é o dono de tudo? Ok. Mas, você há de concordar que pessoas esforçadas e dedicadas possuem mais “chances” de se chegar à um objetivo, não é verdade? Então, está na hora de você saber o que fazer para alcançar a riqueza antes de se aposentar. Porque até pode ser uma questão destino, mas você tem que fazer a sua parte.

Considere que este conteúdo não é para ser uma introdução à uma grande obra que vai te dar uma lição de moral. Mas, de fato, a gente vai falar coisas que podem te doer um pouco. Ainda mais se você é alguém que nunca se preocupou com a educação financeira. Você cometeu um erro, só que dá para reverter isso. Por enquanto, dá!

E pensando nisso, a gente separou algumas informações que formam 3 degraus para mudar de vida. Aliás, não é bem mudar de vida, mas sim conseguir chegar à aposentadoria de forma mais bem preparada do ponto de vista financeiro. São degraus simples, que não vão exigir muito de você, mas desde que você queira.

1 – ENTENDER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A primeira coisa é entender a importância que a educação financeira tem na sua vida. É um assunto que não se tem na escola, por enquanto. E que, infelizmente e culturalmente, muitas famílias não passam para os herdeiros. O resultado é que o Brasil é um dos países que mais tem endividados.

PROPAGANDA

Mas, você pode mudar essa história, como já mencionamos. E você faz isso quando começa a verificar que a educação financeira pode ser aprendida de forma simples, fácil e de graça. Você não tem que gastar dinheiro para aprender a controlar as suas finanças, por exemplo. Hoje em dia tem aplicativos gratuitos e planilhas online.

O que você precisa mesmo é entender que isso tem que ser incluído na sua vida o quanto antes. E você pode ver vídeos no Youtube e ler conteúdos como esse para aumentar o seu conhecimento sobre as finanças. Isso é educação financeira. E isso é gratuito. Novamente reforçando: você só precisa querer isso, ok?

Agora, se você tem condições de pagar um bom curso ou de fazer uma faculdade na área, ótimo. Isso também pode valer a pena. Mas, entenda que isso não é necessário. A questão é entender que educação financeira é importante!

2 – ENTENDER A TOMADA DE DECISÃO

Agora, após entender que você precisa estudar finanças e aprender sobre o tema, considere que você tem que considerar a tomada de decisão. Porque uma coisa é a teoria e outra é a prática, né. Então, é hora de pôr a mão na massa.

Isso não vai ser fácil porque você vai ter que cortar gastos, por exemplo. Ou encontrar formas de aumentar a renda. Mas, não depende como ou de que forma, o importante é que você faça acontecer. O investimento financeiro, por exemplo, é a melhor forma de se chegar ao objetivo final.

Saiba quanto economizar do seu salário para investimentos

E, portanto, se você quer mesmo alcançar a riqueza antes de se aposentar vai ter que investir dinheiro. Quanto investir, quando investir e onde investir não será discutido agora. Mas, que você vai ter que fazer, ah, vai. Em caso contrário, só mesmo com milagres e muita sorte para chegar à aposentadoria com uma grande quantia na conta, né.

E tem um segredo aqui, que é importante na hora de investir dinheiro. A gente vai falar mais dele abaixo, mas já vamos adiantar para você: o tempo. O quanto antes você começar a pensar nisso e fazer isso, mais rápido conseguirá atingir a riqueza e se aposentar com dinheiro na conta.

3 – ENTENDER O TEMPO E OS HÁBITOS

Por último, para alcançar a riqueza antes de se aposentar, você tem que saber que a educação financeira (tópico 1) é feita a partir de hábitos. Se você cria o hábito certo, o seu futuro é promissor demais. Se você cria maus hábitos, o caminho é oposto.

Além disso, você também deve entender que a tomada de decisão (tópico 2) é que vai dizer sobre quando você vai enriquecer. Se você esperar chegar aos 60 anos para alcançar a riqueza antes de se aposentar, saiba que isso vai ser bem difícil de acontecer.

Por outro lado, se logo que começa a trabalhar ou quando ainda tem muito tempo até a aposentadoria você se preocupar com o assunto, as chances são bem grandes. Isso porque tudo que envolve investimentos e juros compostos são verdadeiramente ligados ao tempo.

Não faz sentido você juntar R$ 200 mensais para se aposentar daqui há 2 anos. Mas, faz muito sentido você juntar esses mesmos R$ 200 mensais para se aposentar daqui há 20 ou 30 anos. Isso dá certo quando você tem o hábito, a tomada de decisão e o tempo.

Note que não existe regras ou valores únicos para se chegar até esse objetivo. Mas, há sim alguns requisitos que todos devem seguir, como a educação financeira, os hábitos, a decisão, os investimentos e o tempo.

Isso é legal porque é a prova de que todo mundo pode enriquecer no longo dos anos. Inclusive você, que ainda não tem o melhor salário que poderia ter. E, inclusive, você também, que começou a se preocupar com isso agora. Sim, ainda dá tempo! E você pode.

Resta saber se você quer e o quanto vai se esforçar para isso.

PROPAGANDA