Thomas Jefferson é uma figura importante no mundo todo. Está até mesmo impressos em dólares. Agora, será que ele pode nos dar algumas dicas financeiras para enriquecer? É claro que sim e a gente foi atrás disso. Acabou que encontramos duas frases ótimas dele.
Ambas são bem relacionadas ao assunto financeiro, mas especificamente das finanças pessoais. Agora, como é que frases tão antigas podem fazer surgir efeitos tão modernos? É algo impressionante e mostra que Thomas viveu além do seu tempo.
Continue lendo o conteúdo até o fim para conhecer mais desse cara e saber o que ele disse e pensava sobre questões relacionadas ao dinheiro. Se você usa muito o cartão de crédito pode estar indo na contramão do que acredita Thomas Jefferson. Descubra mais!
Quem foi Thomas Jefferson?
Thomas Jefferson foi o 3º presidente dos Estados Unidos. Ele é autor da Declaração de Independência do país e é conhecido pelos ideais do republicanismo. Também é um filosofo político, do iluminismo e líder intelectual. E a história ou importância dele é bem extensa.
Inclusive, Thomas foi muito influenciado por John Locke. Eles falavam muito da limitação do poder do Estado, por exemplo. Só que a gente não vai listar todas as ideias de Thomas aqui. Se você quiser ver um roteiro da vida dele, pode entrar no Wikipédia!
Mas, vamos focar nas questões que giram em torno dos assuntos financeiros. E para fazer isso nada melhor do que citar algumas de suas frases mais celebres e incríveis. Acompanhe.
1 – EU ACREDITO MUITO NA SORTE. E DESCOBRI QUE QUANTO MAIS EU TRABALHO, MAIS SORTE EU TENHO
A primeira frase que trouxemos de Thomas é uma daquelas que se encaixam na nossa vida como um soco no estômago, não é mesmo? E se você ficou meio sem entender o que ela significa pode ficar tranquilo que a gente vai te ajudar.
É uma das dicas financeiras para enriquecer que muitos empreendedores usam hoje em dia. E isso porque fica claro que para obtermos resultados é preciso que a gente tenha atitudes também. O dinheiro não vai cair da árvore e nem nascer no seu jardim.
Se você quer realizar objetivos financeiros tem que ter um planejamento financeiro seguido de cortes de gastos e de economias. Aqui a gente tem que citar sentimentos como dedicação, foco e muita força de vontade. O resultado vai chegar se você tiver sorte e se fizer por merecer.
Apesar de que hoje em dia você pode ficar milionário ganhando na loteria ou da Tele Sena, por exemplo, saiba que essa não é a melhor forma de alcançar os seus objetivos e metas. Tanto é que tem muita gente que ganha dinheiro assim e acaba perdendo tudo logo em seguida, né.
Para finalizar esse tópico, considere que para ganhar dinheiro você tem que estar disposto e trabalhar. Isso vai ser mais importante do que, propriamente, contar com fatores externos, como a sorte.
2 – JAMAIS GASTE SEU DINHEIRO ANTES DE VOCÊ POSSUI-LO
A segunda frase, que também é um golpe de karatê, também tem um significado incrível e que pode te ajudar muito a prosperar na vida. A mensagem é mais fácil de ser compreendida e tem tudo a ver com a questão financeira, também.
E aqui não tem jeito de a gente comentar essa, que é outra das dicas financeiras para enriquecer, sem falar do cartão de crédito, né. Ele é a melhor representação disso, que é “usar um dinheiro que não é seu”. E também podemos falar do cheque especial, vai, que tem o mesmo ideal.
O problema é que, se você notar, essas opções são as que contém juros mais altos aqui no nosso país. Por isso, é preciso muito cuidado ao usá-lo. Já para Thomas, você nem deveria usá-los, né. Como a gente viu na frase acima, essa é a opinião dele.
E o motivo é muito simples: usar esses recursos, que ficam disponíveis facilmente para você, pode resultar em algo como “dar um passo maior do que a perna”. Isso porque o que faz sentido é você ter o dinheiro e usar. E não usar o dinheiro para depois tê-lo, né.
Aliás, fica aqui a dica para você optar sempre pelo pagamento à vista e não no crédito. Isso vai no mesmo sentido da ideia do Thomas e ainda pode te gerar alguns benefícios, como os descontos sobre cada compra que é feita.
Você também vai gostar de ler
- 10 erros financeiros de casais que são mais comuns
- 5 investimentos de ricos que são comuns
- 5 regras para enriquecer
Resumão!
No fim deste conteúdo, o que a gente pode concluir com essas dicas financeiras para enriquecer? Primeiro, a gente falou da sorte e depois do crédito. Sem dúvidas, são assuntos muito ligados aos brasileiros. Porém, com uma visão distorcida deles.
Se a gente se basear no que disse Thomas Jefferson, a gente vai ver que a sorte é uma questão de “não ficar esperando por lá”, mas talvez de “ir atrás dela”. E isso se faz com muito trabalho, obviamente. Nada de achar que o dinheiro vai cair no seu colo, ok?
O segundo ponto é o crédito. E exatamente o cartão de crédito ou o cheque especial, que é um crédito que fica disponível na sua conta. O fato é que esses recursos não são seus e isso é um problema se você não os pagar em dia. O que fazer? Não use! Como diz Thomas!
Isso tudo nos deixa muito claro que a questão do enriquecimento é simples e pode ser vista a partir de pequenos detalhes, como esses que foram citados acima: sorte e crédito. Se você acha que enriquecer é difícil demais para você, comece a ver os pequenos detalhes!