Saiba mais sobre as ações da Vale e descubra se vale a pena investir

3

A Vale sempre é vista como uma ótima empresa para se investir aqui na Bolsa de Valores do Brasil, a B3. São vários motivos que enriquecem essa ideia, como o fato de ser uma das ações mais antigas no país.

Além disso, dá para considerar o volume de negócios da companhia também. Mas, é preciso estudar o mercado antes desse investimento. Veja: desde 2012, a Vale tem quedas e altas com suas ações e movimentações na Bolsa.

Isso prova que tem gente que ganha e perde dinheiro com a Vale na Bolsa. Por isso, é importante entender alguns fundamentos para saber se vale e quando vale a pena investir na Vale.

As ações da Vale

As ações da Vale são importantes para o mercado de ações. Assim como também é para os investidores. Independentes se são os mais experientes ou os novatos.

Junto com a empresa Petrobras, a Vale é uma das mais faladas aqui na Bolsa do Brasil.

A Vale entrou na lista da Bovespa em 1967. Portanto, as ações da Vale fazem parte do ranking das mais antigas.

Os papéis da empresa, atualmente, estão no topo do volume de compra e venda diariamente. E, em 2017, a empresa ficou em 3º lugar entre os mais negociados na Bovespa.

A boa notícia é que todo investidor pode comprar as ações da Vale sempre que quiser. Isso porque as negociações acontecem através dos pregões online da Bolsa.

A Vale na B3

A Bolsa de Valores do Brasil, agora chamada de B3, lista as principais informações sobre a Vale. E isso é muito importante para os interessados em comprar ou vender ou negociar as ações dessa empresa.

O nome usado no pregão é VALE, o código é o VALE3, a atividade principal é mineração e a classificação é para minerais metálicos, por exemplo.

No site também é possível encontrar dados e fundamentos como os relatórios estruturados, as informações relevantes, os eventos corporativos e o histórico das cotações.

E isso é importante para os interessados na Vale. Veja tudo isso no site da Bovespa.

Inclusive, por lá dá para ler todas as últimas notícias da empresa. Entre elas: “Regimentos Internos” e “Atas de Reuniões do Conselho de Administração”.

E vale a pena investir na Vale?

Como falamos anteriormente, investir em ações é algo muito tênue. Isso porque é uma renda variável, que permite ganhos e perdas.

Especificamente sobre a Vale, para saber se vale a pena investir você tem que conhecer o mercado e a empresa, também.

Por exemplo, considerar que ela se expõe em commodities e dólar é sábio. Porque com a variação do mercado e da moeda você sabe melhor o que fazer: vender ou comprar ações.

Na prática, isso quer dizer que o valor do minério de ferro varia conforme o mercado do exterior. Por isso, ficar preso apenas ao Brasil é um erro na hora de investir na Vale.

Agora, de forma geral, dá para ver que o mercado da Vale foi de mais de 65 bilhões de dólares em 2018, sendo a 4ª empresa em termos financeiros da bolsa no país.