Confira 4 dicas para ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis

Nos tempos mais antigos, ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis era uma realidade. Hoje em dia, isso mudou um pouco. Mas, ainda assim, dá para conseguir lucrar com os aluguéis. O segredo, no entanto, está em saber se organizar para isso.

E é justamente sobre essa organização que nós vamos falar nas próximas linhas. O que temos aqui são 4 dicas essenciais se você quer fazer como antigamente: continuar ganhando dinheiro ao alugar o seu imóvel para outras pessoas.

Até mesmo porque essa é uma forma de ter uma renda mensal e sem perder o seu bem, que é o imóvel. Mais tarde, se o aluguel não estiver dando certo, você pode vendê-lo e lucrar com a venda dele, usando os recursos para outros investimentos.

As dicas para ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis

As nossas dicas que vem a seguir foram ditas e comentadas por pessoas especialistas na área da construção civil e também na área de finanças. Por isso, elas são recomendadas para quem quer lucrar sem ter que vender o imóvel, apenas com o aluguel dele.

Inclusive, você deve considerar que hoje em dia o número de apartamentos é bem grande em cada canto do país. Até mesmo porque existe um grande contingente de pessoas que optam pelos aluguéis para temporadas, seja para estudo, passeios ou até mesmo por escolha.

ANÚNCIO

Ah, e tem mais um detalhe importante: hoje em dia dá para usar as plataformas digitais para ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis. Inclusive, essa é uma forma barata de anunciar o seu imóvel, terreno, casa, apartamento, ponto comercial para outras pessoas. Saiba mais.

1 – As finanças pessoais

A primeira dica para lucrar com o aluguel de imóveis tem a ver com a sua própria vida. Saiba que você terá que investir em um imóvel para alugar, né. Seja para comprar o terreno, para construir, para anunciar. Por isso, o ideal é que você esteja sem dívidas.

Aí, em seguida, considere que ainda que seja pouco, esse tipo de investimento tem um risco. Assim sendo, você sendo o responsável pelo imóvel pode ter custos a seguir, como com a pintura, consertos, impostos, etc.

Portanto é ideal que se esteja com as contas em dia antes de alugar o seu imóvel. Por último, sobre esse tema, saiba que é uma boa ideia você guardar parte do dinheiro do aluguel para investir nele, novamente e no futuro.

Saiba o que acontece em caso de atraso no pagamento do financiamento imobiliário

2 – O mercado imobiliário

A próxima dica tem a ver com o mercado imobiliário. Você tem que saber o quanto conhece dele e como vai usá-lo a seu favor. Se você aluga em épocas ruins pode ter resultados ruins também. Você tem que saber qual é a época boa. E não é só isso.

O fato é que para ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis, você tem que saber a hora certa de comprar o imóvel, de alugar o imóvel, de construir o imóvel. Se não, você corre o risco de gastar mais do que deveria e aí o lucro vai ser bem menor.

Nesse caso especifico pode ser uma boa ideia você começar a ler mais sobre os números do mercado de imóveis na sua região. E procurar algum especialista também é recomendado para se fazer escolhas mais assertivas a partir de agora.

3 – Os diferenciais do seu imóvel

Outro ponto importante é analisar o seu imóvel e para qual público ele será indicado. Obviamente, em cada canto do país há um número de imóveis a serem alugados. E quanto maior a concorrência, maior será a sua obrigação para ter diferenciais.

Assim sendo, considere que você pode ter um preço melhor ou fazer melhorias para alugar por preços maiores. Você pode ter uma mobília interessante ou um espaço confortável. Pode ter vagas na garagem, por exemplo e internet disponível.

Aliás, se você está perto de faculdades, escolas, centros comerciais… Tudo isso influência nos diferenciais do seu imóvel. Por isso, o indicado é sempre pensar muito bem na região que você está e no tipo de construção que você está alugando.

4 – Os inquilinos

Se você vai alugar o seu imóvel através de uma mobiliária, saiba que pode ter menos dores de cabeça apesar de pagar mais caro e lucrar menos. No entanto, você acaba não sabendo, exatamente, quem será o seu inquilino.

Apesar de ter o dinheiro na conta, você pode ter problemas no futuro. Uma boa ideia é repassar a responsabilidade para a mobiliária, mesmo que isso custe parte do seu lucro. E lembre-se de considerar também os tópicos acima.

Assim sendo, se você tiver o interesse de morar no lugar novamente, por exemplo, deve saber sobre o tempo que ele ficará alugado.

Bônus – Airbnb

Atualmente, muito tem se falado sobre o Airbnb. É uma plataforma muito usada para ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis. Nesse caso, no entanto, a plataforma substitui a imobiliária. E isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua análise.

Aqui, neste conteúdo, não vamos nos atentar a falar os prós e os contras do Airbnb, mas é muito importante que você saiba que é preciso fazer as contas para alugar por um preço justo, sem que você saia perdendo. Afinal de contas, ter um imóvel sempre representa gastos.

No caso do Airbnb, o legal é que dá para pensar em alugar apenas quartos ou por tempo limitado. Assim como dá para combinar de receber os recursos antecipadamente ou cobrar valores com base nos concorrentes. É uma forma mais flexível de alugar o imóvel.

ANÚNCIO