Bitcoins para leigos – saiba o que é esse investimento financeiro

4

O assunto do bitcoin ainda é algo que assusta muita gente. Mas, isso se deve pela falta de conhecimento sobre como ele funciona – e também pela falta de regularização aqui no Brasil.

O fato é que essa moeda virtual, chamada de criptomoeda, é um mercado novo, que tem movimentado muito dinheiro no mundo todo. Hoje, dá para encontrar verdadeiras fábricas que fazem a mineração dessas moedas, por exemplo.

Mas, se você não está entendendo muito sobre isso, continue lendo porque abaixo vamos falar um pouco mais sobre como funciona esse investimento. É um texto muito simples, que tem a ideia de trazer informações básicas sobre o bitcoin.

O que é o Bitcoin

O bitcoin é uma criptomoeda. Isto é uma moeda alternativa, algo que foge do tradicional. É uma moeda virtual e você vai entender melhor isso quando a gente falar dos significados de cada expressão.

PROPAGANDA

Assim, cripto vem de criptografia, que é um sistema não regulado e não organizado pelo Banco Central. Isso tem a ver com uma rede que funciona ligada à um único servidor central. E moeda você sabe o que é.

Por isso, as transações com criptomoedas passam por essa rede única. E o fato é que com a escassez da moeda, obviamente, quem tem elas, acaba sendo valorizado.

Quem são traders bitcoin?

Você sabe o que é um trader? É alguém que trabalha, profissionalmente falando, no mercado financeiro. É aquele cara que fica o dia todo vendo as ações, fazendo vendas e compras. Sabe? Esse é o trader.

Daí que com a avalanche de notícias e do assunto do bitcoin nascerem os traders bitcoins, que são profissionais que ficam o dia todo trabalhando nesse assunto – especialmente, na mineração da moeda virtual.

E, para fins de curiosidade, saiba que o bitcoin foi criado em 2009 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Mas, até hoje não há interferência de bancos e nem de governos. Por isso, a moeda é descentralizada e teve valorização de mais de 1.700% no final de 2017.

O Bitcoin é seguro?

Cada moeda virtual é uma espécie de chave única. Quando uma transação é feita, a rede única é consultada e verifica se o dono dinheiro é ativo e está corretamente inscrito. Aí, a chave é um cálculo algorítmico e exclusiva.

Portanto, cada chave é única e cada criptomoeda também.

Se por esse lado parece que esse investimento é seguro, saiba que ele ainda não é regulamentado no Brasil, por isso, traz tanta insegurança. E, talvez por isso também, ainda é tão valorizado.

Como comprar Bitcoins?

Atualmente, existem 3 maneiras muito simples de comprar as moedas virtuais do bitcoin. Uma delas é “minerando”, outra é comprando através de uma casa de câmbio que faz a comercialização e, por último, dá para comprar de alguém também.

A mineração é algo bastante complexo, que exige muito estudo e muita tecnologia. Mas, as outras opções são mais simples, já que permite trocar o seu dinheiro real pela moeda virtual.

Aí, a curiosidade é que dá para guardar os bitcoins em uma casa de câmbio, migrando as moedas para uma carteira chamada Wallet.

PROPAGANDA