Se você procura ganhar dinheiro com investimentos, então esse é o grupo de ativos que você precisa conhecer. Ele é recomendado para quem já tem experiência em investimentos de renda fixa, que podem correr riscos de perda do capital e não irá necessitar desse capital no curto prazo, são os chamados investidores moderados e agressivos.
Muitos consultores indicam diversificar seu capital, pois assim você consegue diminuir o risco e aumentar o ganho. Ela consiste em alocar recursos em diferentes aplicações financeiras, de modo que o desempenho negativo de uma não signifique perdas definitivas ao investidor. Assim comece definindo o percentual a ser investido em cada grupo de ativos, para iniciantes, o indicado é alocar 70% em títulos de renda fixa e 30% em títulos de renda variável.
Continue a leitura que irei explicar sobre a renda variável e comece hoje mesmo a investir!
Como Investir em Renda Variável, Riscos e Lucros.
O que é Renda Variável?
Ao adquirir uma aplicação desse grupo, você não consegue saber seu rendimento, tempo que irá gastar para ter retorno do seu capital e nem mesmo o risco. Como o próprio nome diz, as aplicações irão depender das variações e expectativas do mercado, como alta do dólar, taxas de juros, inflação, política, dentre outros.
Veja alguns exemplos de aplicações:
- Ações
- Fundos de Investimentos
- Moedas estrangeiras e câmbio
- Derivativos
- Ativos Reais (imóveis, ouro)
Por que investir nesse grupo?
Ao investir nessa modalidade, você conseguirá melhor rentabilidade no longo prazo. As ações por exemplo, você tem a possibilidade de receber os dividendos anuais (dependendo da empresa investida) e também o rendimento gerado de acordo com sua compra e venda.
Trata-se de um mercado para quem está disposto até a perder dinheiro no curto prazo, mas que também sabe que pode obter ganhos altos no mesmo período. Por isso, é aconselhado que você tenha uma boa reserva para eventuais necessidades no curto e médio prazo, aplicados na renda fixa.
O que deve ser analisado?
Primeiramente, aconselho que você faça um planejamento, avaliando seu perfil, definindo seus objetivos, metas e prazos. Segue abaixo algumas perguntas para ajudar nessa etapa:
- Qual o risco está disposto a correr?
- Qual o prazo que pretende deixar seu dinheiro investido?
- Para qual finalidade que você está investindo?
- Qual o tempo terá para administrar seus investimentos? Acompanhar o mercado e suas oscilações?
Como se trata de um grupo mais arriscado, é preciso conhecer o negócio, as regras do mercado e os rumos da economia.
E agora, como investir em Renda Variável?
Você precisará de um corretor para ser o seu intermediário financeiro e cada aplicação tem possui o seu corretor específico, como as corretoras de investimentos, imobiliárias, dentre outras.
A maioria das aplicações em Renda Variável, você pode adquirir diretamente pelas plataformas do banco que já é correntista ou através das corretoras de valores mobiliários. Atualmente, a última está gerando melhor rentabilidade e taxas mais baratas que os bancos, além do acompanhamento do consultor. Já nos casos de imóveis, existem várias imobiliárias que fazem a intermediação de compra e venda, além de administrar seu imóvel após a compra.
Como visto, se você deseja enriquecer e quer gastar um tempo com essa outra fonte de renda, a Renda Variável é mais indicada para você. Então estude sobre cada aplicação, entenda todos os riscos, custos, rendimentos, dentre outros. Após crie seu planejamento, definindo a estratégia de acordo com os seus objetivos e então escolha os investimentos, lembrando sempre da diversificação. Veja no vídeo abaixo qual o valor a ser investido em renda variável.
Diferenças entre Renda fixa e renda variável
Acompanhe nosso site que iremos detalhar as aplicações dessa modalidade e comece a fazer com que seu dinheiro trabalhe por você!