O Tesouro Direto é uma opção de investimento em renda fixa que os brasileiros têm disponível no mercado. A ideia é usar o Tesouro para alcançar objetivos financeiros, como o próprio Tesouro Nacional indica.
Aí, que tem um ponto muitíssimo interessante. O Tesouro Nacional disponibiliza gratuitamente um simulador do Tesouro Direto, que é indicado para te ajudar a dar os primeiros passos nesse tipo de investimento financeiro.
Com esse simulador, o usuário vai descobrir qual é o título mais adequado do Tesouro com base no perfil dele. Além disso, o que é de grande valia também, é que dá para comparar a rentabilidade com outras aplicações financeiras.
Como usar o Simulador do Tesouro
Usar o Simulador do Tesouro é muito simples, já que todo site foi pensando nos investidores iniciantes. Assim, o primeiro passo é entrar na página oficial do Simulador Online.
A partir daí, basta seguir o que está sendo descrito na página. E nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos. Sendo que depois disso, você pode simular o Tesouro Direto quantas vezes quiser e a hora que quiser – sendo tudo gratuito e sem a necessidade de cadastro.
Assim sendo, na página inicial, indicada acima, você vai precisar escolher entre: não sei qual título escolher ou quero simular uma aplicação.
A diferença é que na primeira opção, o Tesouro vai te explicar exatamente o que são esses títulos do governo e como eles funcionam. Já na outra opção, que é a de nosso interesse, o Tesouro vai te ajudar a simular um título.
Escolhendo o título do Tesouro
Aí, na próxima página vão aparecer todos os títulos que o Tesouro Direto dispõe hoje em dia. Inclusive, com informações importantes, como o fato de ser pós ou pré-fixado e se tem o pagamento de juros semestrais ou não.
Entre os títulos disponíveis hoje, temos os Selic, os Prefixados, os IPCA e os com juros semestrais. E entre os anos, temos 2025, 2022, 2024, 2026, 2029 2050, 2035 e 2045.
Nessa página, também dá para ver se os títulos são de curto, médio ou longo prazo. O que é bastante importante já que isso vai direcionar você para o seu objetivo financeiro.
Escolhendo os valores da aplicação
Depois de escolher o seu investimento, o site te pergunta sobre quanto você quer investir hoje ou sobre quanto você pretende resgatar no futuro.
Isso também é bem legal porque você pode criar um objetivo ou fazer aplicações com base na sua renda.
Se a gente optar pelo valores de investimentos mensais, aí vai abrir uma nova página. E lá a gente preenche o valor inicial de investimento e os aportes mensais que serão feitos.
Vendo os resultados da simulação online
Em uma próxima página, que é a última do simulador de investimentos do Tesouro Direto, você vai ver todos os resultados.
E aí também vão aparecer as comparações, seja com a caderneta da poupança, com os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), com as Letras de Crédito ou mesmo com um fundo DI.
O site ainda disponibiliza a opção para ver a simulação detalhadamente e outra para investir.