6 métodos de controle financeiro para reduzir os gastos mensais

14

A gente foi atrás dos métodos de controle financeiro para ajudar você a economizar dinheiro mensalmente. Afinal de contas, a gente sempre ouve falar que é bem complicado poupar dinheiro todos os meses para investir. Mas, muitas vezes, o segredo está em reduzir os gastos.

Dessa forma, a nossa lista tem a ver com a educação financeira e a criação de hábitos financeiros, também. A partir do conhecimento desses métodos, com certeza, você vai ter mais facilidade para reduzir gastos no mês.

E isso vai ser importante para vários fatores. Porque quando se consegue reduzir gastos mensais, a gente também consegue poupar dinheiro. Aí, depois, o assunto é com você. Você tem que determinar o que fará com o seu dinheiro economizado. E uma opção é investir.

1 – AUTOCONHECIMENTO

O primeiro dos métodos de controle financeiro tem a ver com o autoconhecimento. Isso porque antes de qualquer atitude financeira que a gente vá ter, a gente precisa se conhecer. E isso envolve, apesar de muita gente duvidar, a questão financeira.

PROPAGANDA

Você, portanto, tem que se conhecer do ponto de vista financeiro. E não basta dizer se é econômico ou gastão. Você tem que conhecer mesmo, afundo, saber? E isso inclui saber quanto se ganha, quanto se gasta, quanto se investe e onde se gasta, por exemplo.

Sobre isso, a gente chama de controle financeiro. Portanto, o controle financeiro nada mais é do que ter um autoconhecimento da vida financeira. Simples assim.

2 – GASTOS

Outro método que vamos citar aqui tem a ver com conhecer os gastos. Pode parecer que não é assim um dos métodos de controle financeiro, mas é. E sabe por quê? Porque pesquisas indicam que apenas 2% de todas as pessoas do Brasil atualizam a planilha de gastos.

Então, é claro que é bem importante começar a anotar os gastos, mas fazer isso de forma frequente talvez seja o grande segredo de tudo. Porque assim você consegue ver, depois de um tempo, onde está gastando mais e onde dá para diminuir.

E essa conta de subtrair aqui ou somar acolá é que faz a diferença no processo de enriquecimento. Tanto reduzir gastos mensais como aumentar a renda de investimentos são importantes para isso.

3 – COMPENSAÇÃO

Tem uma coisa na educação financeira que a gente chama de Lei da Compensação. Você já ouviu falar disso antes? A gente sabe que cada pessoa tem suas particularidades e a lei da compensação também considera isso.

Assim sendo, nem tudo que é bom para mim será bom para você. E vice-versa. Mas, quando a gente busca formas de compensar isso ou aquilo, a gente consegue trazer mais equilíbrio para a nossa vida. E isso funciona muito bem na área das finanças também.

Está achando confuso? A gente explica de forma sucinta. Se você acha que não dá para reduzir o gasto do transporte ao ir para o trabalho de ônibus, tudo bem. Mas, ao menos, você poderia compensar isso criando um sistema de caronas compartilhadas com amigos do trabalho.

Você acaba compensando o gasto mensal porque em cada semana um colega de trabalho é que vai com o seu carro e leva os outros. Portanto, note que há formas de compensar uma coisa ou outra.

Se isso não for possível, considere então levar marmita ou invés de comer em restaurantes na hora do almoço. Agora, o dia que você for de ônibus, aí, você come no restaurante. Entendeu? Essa é só uma das milhares de ideias de compensação que se pode ter na vida.

4 – PESQUISA

O próximo dos métodos de controle financeiro tem a ver com a pesquisa de preços. E isso porque todo mundo tem que comprar coisas o tempo todo. Seja comprar alimentos para sobreviver ou comprar um celular novo porque gosta de tecnologia.

E, independente de qual seja a sua necessidade de compra atual, considere que a pesquisa de preços e comparação de custo benefícios é sempre um caminho a ser seguido de forma autentica. Isso te ajuda demais a economizar dinheiro no fim do mês.

Aliás, hoje em dia, a gente pode contar com a ajuda da internet e da tecnologia para isso. Então, em alguns cliques dá para saber se aquele produto está mesmo na promoção ou se a sua compra não poderia ser mais barata se fosse feita em outro lugar.

5 – NEGOCIAÇÃO

Com certeza, esse é um dos métodos de controle financeiro que a gente mais gosta de falar. Porque não existe nenhum comerciante na face da Terra que não prefira receber o pagamento em dinheiro. Sabe por quê? Porque no cartão ele tem taxas, né. E acaba perdendo dinheiro.

Então, se pondo do outro lado, do comprador, obviamente, ele tem vantagem em pagar à vista. E isso resulta em uma redução do gasto de algum pagamento, seja de compras ou até mesmo de serviços. Tanto é que muitas empresas dão desconto para o débito automático, por exemplo ou para o pagamento à vista.

Apesar de empresas falarem que não dá desconto para pagamento à vista, saiba que na maioria das vezes isso acontece. E aí, se estamos falando sobre economia, redução de custo e métodos financeiros, então, essa se torna uma ideia bem interessante, né.

6 – CRIATIVIDADE

Mais uma das ideias inteligentes que se pode ter é ser criativo. Claro que isso não acontece da noite para o dia. Mas, quanto mais se pensa o assunto, mais fácil fica identificar as alternativas criativas e mais baratas para o uso do seu dinheiro.

Assim sendo, você pode usar aplicativos, usar a tecnologia, usar a internet e outras ferramentas para reduzir custos e gastos na sua vida. Seja para aproveitar uma promoção, ou seja, para pagar à vista ou seja, ainda, para analisar o custo benefício de um produto, por exemplo.

PROPAGANDA