Abaixo a gente tem 10 dicas incríveis para casais que não querem entrar na lista dos que entram em divórcio por conta do dinheiro. Assim sendo, o que temos são erros financeiros de casais que acontecem o tempo todo no país e no mundo.
Se você também está preocupado com isso e quer evitar problemas com o seu parceiro ou parceira, continue lendo com bastante atenção!
1 – O Tabu de Falar sobre Dinheiro
O primeiro dos erros financeiros de casais é não falar sobre dinheiro. Até alguns anos era bem comum que o homem fosse o “chefe da família” e só ele falava de dinheiro com outros homens. Assim como falar de sexo, falar sobre dinheiro, portanto, era tabu.
Mas, hoje em dia, a gente já sabe que isso é bem diferente. Mais do que isso, considere que falar sobre dinheiro é o primeiro passo e talvez mais importante para evitar divórcios, por exemplo. Isso porque o Brasil tem 50% dos casos de divórcios vindos de assuntos financeiros.
2 – A Falta de Objetivos Financeiros
Outra coisa é considerar que a falta de objetivos financeiros também pode ser um problema para o casal. Isso porque, como está no livro de Lewis Carrol, para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve, né.
Aí, sem objetivos financeiros os casais ficam mais propícios a gastar mais e economizar de menos. E o resultado pode ser bem ruim para ambos dentro do relacionamento. É fundamental ter objetivos, portanto.
3 – A Execução dos Planos para se Chegar aos Objetivos
Depois, vem o próximo passo, que é sobre executar os planos dos casais. Assim sendo, muito mais do que ter objetivos, é importante começar a executar tais projetos, né. Nesse momento, é hora de pôr a mão na massa e fazer acontecer.
O problema é que muitos casais param nos projetos e não fazem acontecer. Claro que isso não é tão simples assim, mas dá certo. Abaixo, como vamos ver existem boas dicas para você chegar aos objetivos financeiros sem parar apenas nos projetos.
4 – A Falta de Atenção aos Gastos Financeiros
Outro dos erros financeiros de casais é não dar a devida atenção aos gastos financeiros que o relacionamento pode gerar. Isso não tem a ver apenas com sair em baladas, almoçar em restaurantes, comemorar aniversários. Mas, até mesmo os pequenos gastos fazem diferença.
Assim sendo, mesmo que vocês não morem juntos ou morem, saiba que é preciso se atentar aos gastos. São eles que vão determinar o quão rápido vocês poderão chegar aos objetivos financeiros. Por isso, dê a devida atenção a eles.
5 – A Falta de Controle para Poupar Dinheiro
Se controlar o gasto é importante, poupar dinheiro mais ainda. Não vai adiantar muito o casal fazer uma faxina financeira e economizar 20%, 30% ou 50% dos gastos domésticos se não souber o que fazer com a economia, né.
Assim sendo, comece a estudar as possibilidades de poupar o dinheiro de forma inteligente. Se você cortou gastos com o pacote de TV da sua casa, pense no que vai fazer com essa diferença. Uma ideia é investir para gerar rendimentos, como veremos mais a seguir.
6 – O Fato de não Ter uma Reserva de Emergência
A reserva de emergências é muito importante para toda pessoa, todo casal e toda família. Assim sendo, é preciso pensar nisso também. E lembrando que essa montagem da reserva pode ser feita em conjunto com a realização dos planos.
De modo geral, a ideia é de a de que a reserva sirva para que os casais tenham condições de minimizar os imprevistos. E olha que os imprevistos podem acontecer em vários momentos da vida, até mesmo nos mais importunos.
7 – O Erro de não Quitar as Dívidas
O próximo dos erros financeiros de casais é não quitar as dívidas que se tem. Independentemente de quais elas seja. E vale considerar que toda compra parcelada deve ser vista como uma dívida, já que não está quitada, né.
Assim sendo, se o casal fez financiamentos, empréstimos ou tem contas no cartão, o ideal é fazer de tudo para pagar esse débito logo. De modo geral, essas contas geram juros e isso leva o casal e ter a impressão de que nunca possuem dinheiro suficiente.
8 – O Cuidado para não Adiantar Sonhos
Outro erro, que é comum em jovens casais, é o de querer adiantar sonhos. Isso vale para assuntos como o de financiamentos, especialmente. Isso porque existe um sonho muito real na vida de brasileiros, que é sobre ter casa e carro próprio.
Saiba quanto custa comprar um apartamento financiado na Caixa
E aí que muitos casais resolvem antecipar isso fazendo financiamentos de imóveis e de veículos. Porém, os financiamentos são produtos caros, que fazem os casais comprar 1 imóvel e pagar o valor de 2 ou 3, devido aos juros. Cuidado com isso, você também.
9 – A Falha de Não Estudar Investimentos
Muitos casais não pensam em investimentos. Mesmo que essas sejam as formas mais simples e reais de se chegar aos objetivos financeiros. Portanto, se você conhece o assunto pode evitar tal erro, né.
Saiba que existem aplicações melhores do que a poupança. E essa é uma boa ideia para começar.
10 – A Falta de Planejamento para o Futuro
Uma última dica é sobre planejar o futuro. Tem muitos casais que nem pensam nisso e o grande problema está em ser surpreendido. Se o casal está bem, com certeza, vai pensar em ter filhos, comprar casa e viajar. Por isso, é importante considerar isso desde cedo.
O último dos erros financeiros de casais é achar que a vida é curta demais ou que o futuro está muito distante. Só que a vida acontece o tempo todo e o indicado é sempre estar bem preparado para o que for acontecer, independente do que vai acontecer, não acha?