O que você considera como sendo importantíssimo na hora de investir? Se você pensa em segurança, rentabilidade, taxa, atendimento e opções então é melhor continuar lendo o artigo. Vamos falar sobre alguns bons motivos para se investir dinheiro em uma corretora de valores e não em bancos de investimentos.
Dessa forma, a nossa ideia não é a de que você tenha que deixar de investir ou sair correndo dos bancos. Só que, por outro lado, você deveria considerar a opção das corretoras de valores, sim. Porque elas têm vantagens e você pode conferir algumas delas, abaixo.
1 – A diversidade de produtos de investimentos
Sem dúvidas que a primeira vantagem que se tem ao optar por investir dinheiro em uma corretora de valores tem a ver com a variedade de opções de produtos. Isso porque os bancos de investimentos não oferecem isso, nem de perto.
E é bem simples entender isso, viu. O banco só pode vender e comercializar os seus próprios produtos. Logo, ele fica limitado à determinados tipos e opções de investimentos. Assim, ele pode até ter algum CDB lá, por exemplo. Mas, não vai várias opções dele.
Já na corretora isso não acontece. Aliás, na corretora é o inverso. Ela pode acessar todos os produtos de todos os bancos. Assim, acaba sendo um ponto positivo porque a pessoa pode escolher aquele ativo que mais tem a ver com ela. Não tem limitações.
E vamos combinar aqui que tem outra coisa, viu. Além da diversidade de opções, os bancos ainda dão benefícios maiores para quem tem mais dinheiro, os famosos clientes de Alta Renda. Na corretora, não. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos.
2 – A rentabilidade dos produtos oferecidos
Como consequência do que foi dito no tópico anterior, vamos considerar que com mais opções de aplicações, o cliente tem mais opções de rentabilidade também, né. E isso precisa ser considerado mesmo, viu.
Por exemplo, em bancos grandes dificilmente você encontra produtos com mais de 100% do CDI na rentabilidade. Mas, em bancos menores, você encontra. Aí que tem a vantagem de estar em uma corretora de valores.
E aqui vale também, novamente, falar de outro “preconceito” que vem dos bancos. Neles, apenas quem tem aplicações acima dos R$ 1 milhão consegue ter boas rentabilidades. Inclusive, conseguem ter até mesmo a isenção de taxas.
No caso da corretora, você pode aplicar com base no que você tem disponível, sim. Só que as rentabilidades variam de produto para produto e não há essa história de ter privilégios por ser um cliente vip ou algo do tipo.
Saiba porque investir dinheiro é o melhor jeito se chegar à independência financeira
3 – O atendimento focado em investimentos
Mais uma vantagem de investir dinheiro em uma corretora de valores tem a ver com atendimento. Isso porque a corretora é totalmente focada em aplicações financeiras e aí você não tem que passar por vários atendimentos de vários produtos antes de chegar ao ponto principal.
Além do mais, quase todas as corretoras de valores possuem atendimento online, via chat ou e-mail, por exemplo. E aí, o cliente não tem que ir até uma agência física para tirar uma dúvida ou entregar um documento de cadastro, por exemplo.
Ah, se você não sabe, as corretoras possuem a tecnologia do home broker. É uma plataforma que permite ao cliente analisar suas ações, ativos, rendas de investimentos de forma simples, online e gratuita. Inclusive, por lá é que dá para trocar de ativos, por exemplo.
E isso acaba sendo um diferencial porque evita que você tenha que lidar com profissionais que conhecem de vários produtos ao mesmo tempo. Isso acaba fazendo com que o assunto não seja focado na rentabilidade, o que pode ser ruim para você.
4 – As taxas cobradas para aplicações
Como os bancos de investimentos possuem vários produtos financeiros, ele também tem cobranças diferentes para cada um deles. Agora, o que não muda é o fato de que o banco precisa bater metas mensalmente. Portanto, tem que vender.
O resultado é que o banco quer vender produtos (qualquer produto) para seus clientes. E isso pode ser que nem sempre ele vai ser justo o suficiente com o seu cliente. Porque nem sempre vai ser uma boa época para comprar, né.
No caso das corretoras, elas ganham dinheiro em conjunto com o cliente. Se o cliente tem boas rentabilidades, melhor para ela. Portanto, isso deixa claro que a corretora sempre vai focar na melhor alternativa para o seu cliente.
E assim a gente chega nas taxas. É bem comum que as corretoras de valores não cobrem, por exemplo, a taxa para aplicar no Tesouro Direto. E, além do mais, as taxas de administração costumam ser menores do que aquelas dos bancos.
5 – A segurança de investir na corretora
Por último, um ponto que tem que ser lembrado na hora de investir dinheiro em uma corretora de valores é sobre a segurança. Isso porque muita gente acha que o banco é mais seguro. Mas, será verdade?
A verdade é que tanto o banco de investimento como a corretora de valores são seguros. Isso porque elas trabalham com investimentos que são garantidos por órgãos. Por exemplo, os títulos públicos são garantidos pelo Tesouro Nacional e os outros, pelo FGC.
O FGC é o Fundo Garantidor de Crédito e dá uma garantia de até R$ 250 mil por pessoa em cada aplicação de bancos. E o Tesouro Nacional é do Governo Federal, né.
Assim sendo, não tem essa história de que os bancos são mais confiáveis. Na real, eles são tão confiáveis quanto as corretoras. Com a diferença de que as corretoras tem algumas vantagens, como nas taxas, nas rentabilidades e no atendimento, por exemplo.