Descubra como escolher a melhor embalagem para o seu produto

1

A gente fez uma espécie de passo a passo de tudo o que deve ser pensado na hora de você escolher a melhor embalagem para o seu produto. É um passo a passo bem curtinho, que tem apenas 3 passos, mas são todos imprescindíveis.

Você vai ver como escolher bem uma embalagem pode mudar o cenário de vendas do seu produto. Ainda mais quando se fala em clientes exigentes e em concorrência de mercado. Você, mais do que todo mundo, deve ter diferenciais. E a embalagem é um deles.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Nielsen mostrou que cerca de 70% das pessoas tomam decisões com base no contato visual. E aqui já se fala na importância da embalagem, né. Aliás, o estudo também indica que o tempo gasto para isso é 15 segundos, o que é bem rápido.

Além do mais, outro estudo, da Mead Westvaco, diz que o público do Brasil quer experimentar novos produtos e fazem isso quando as embalagens são atrativas. Mais de 60% dos entrevistados concorda com isso.

Por isso, o caminho de vendas, sem dúvida, passa pela escolha da embalagem.

PROPAGANDA

Embalagens de ovos de páscoa

A gente vai usar aqui o exemplo das embalagens de ovos de páscoa porque são os mais simples de serem entendidos. Afinal, há muitas opções de embalar esse produto, desde as mais conhecidas feitas de plástico até as mais sustentáveis, de papéis.

Dessa forma, considere que o assunto é para todo mundo que vende um produto. E isso vale para quem vende em lojas físicas, presencialmente, de porta em porta ou até mesmo pela internet, através dos e-commerce ou das lojas virtuais.

O que se deve considerar é que existem ações, atitudes e pensamentos que valem para todo o mercado. E algumas dessas reflexões nós listamos abaixo. São pontos importantes e que você precisa considerar se quiser agregar valor ao seu produto.

E olha que estamos falando de agregar valor mesmo, seja na hora de o cliente pensar em você como empresa sustentável ou na hora de te valorizar por ter escolhido uma embalagem que foge do que é comum no mercado. Continue lendo para entender mais.

Como escolher a melhor embalagem

Se você quer saber como escolher a melhor embalagem para o seu produto, saiba que chegamos no ponto certo. Agora, o assunto é esse mesmo. E a gente vai considerar que existem vários tipos de embalagens no mundo todo.

No caso dos ovos de páscoa, a gente pode pensar nos materiais usados, como plástico, celofane, madeira, papelão ondulado, papéis e até mesmo o papel alumínio e o vidro. Sim há embalagens para ovos de páscoa de vidro, o que é bem legal.

O público

A primeira consideração que se deve fazer é quanto ao seu público. Você tem que conhecer o seu público para saber o que ele quer e o que ele pensa sobre tudo.

De modo geral, ele vai estar preocupado com o meio ambiente. Por isso, já é um bom indicado para você ter uma embalagem que tem a ver com isso: os vidros são retornáveis e bem menos prejudiciais ao meio ambiente do que o plástico, por exemplo.

Agora, outra coisa é considerar os tipos de atributos que sua embalagem precisa ter. É importante notar se o seu público é do tipo que prefere ingredientes especiais e aí, você adiciona isso nas letras da embalagem, por exemplo.

Se o seu público é formado por mães e pais, saiba que é preciso pensar em embalagens para crianças. O que muda totalmente o foco, já que é melhor ter embalagens com desenhos e gravuras.

A criatividade

Outro ponto a se considerar é sobre a criatividade. Não adianta ter mais do mesmo. O seu produto se diferenciar dos outros pela embalagem. E mesmo que você use aquelas mais comuns, de plástico, pense em algo mais criativo.

A personalização da embalagem é imprescindível para a venda. Que tal incluir brindes e deixar isso bem escrito na embalagem? Talvez dê para pensar além, no uso de materiais renováveis e que podem se transformar em objetos de decoração. O importante é inovar!

O planejamento

O último ponto importante que vamos abordar aqui para você que quer escolher a melhor embalagem para o seu ovo de páscoa ou para o seu produto geral é o planejamento.

Isso quer dizer que você nunca deve deixar esse estudo para a última hora porque não vai dar tempo de fazer tudo do melhor jeito. A dica é se antecipar. Comece a pensar nisso desde já. São muitos materiais e possibilidades que existem hoje. Então, comece.

É possível contratar pessoas para pensar no design, no material, nos diferenciais. Quanto mais focado você for na excelência, mais perto da perfeição você estará.

Bônus: outras dicas

Agora, além da embalagem, quem vai vender um produto também precisa pensar em outras coisas. Por exemplo, qual ambiente que será o ideal para o seu ovo de páscoa? Não adianta nada ter a melhor embalagem do mundo se o chocolate derreter, né.

Além do ambiente da loja, pense em criar experiências inovadoras para o seu público. É preciso chamar a atenção entre tantos produtos. Talvez, vale a pena investir na comunicação e na divulgação do seu produto. E até mesmo ter um time de vendas qualificado para isso.

A embalagem é um ponto importante. E tanto é que deve ser pensada desde o início. Outra coisa é saber fazer dela uma estratégia de vendas para você.

PROPAGANDA