Saiba o que é o Débito Automático em Conta

14

Você também não sabe o que é o débito automático em conta? Fique tranquilo. Porque essa é uma dúvida muito comum dos brasileiros. Só que a notícia boa é que é bem simples descobrir o que é isso. E, além do mais, isso pode até melhorar a sua vida.

O motivo para isso é que o débito automático pode ser usado de forma inteligente por você. E isso vai depender de algumas situações e até mesmo instituições. Se você está meio perdido, já pode ficar tranquilo porque vamos começar a explicar mais detalhadamente.

Para quem não sabe, exatamente, o que é o débito automático em conta a primeira coisa é ver a vantagem. E a grande vantagem disso é que você não tem que se preocupar com o vencimento das contas. Por que? Bom, porque o valor da fatura cai diretamente da sua conta. Entenda isso por completo!

O que é o Débito Automático em Conta?

O débito automático em conta é um serviço que é oferecido por praticamente todas as instituições financeiras do país. Especialmente, os bancos. Eles ofertam esse tipo de serviço porque é bom para eles, claro. Mas, também pode ser bom para você, consumidor.

PROPAGANDA

Isso porque dá para optar por fazer débito automático em várias contas, especialmente as públicas. Como a conta de água, a conta de luz, a conta de telefone, a conta do pacote de internet e de TV. Além das contas de gás, de condomínio, de cursos, etc.

Então, isso significa que quando você opta por esse tipo de serviço, ao invés de a conta chegar na sua casa para você pagar, ela vai ser debitada da sua conta automaticamente. Claro que a fatura até pode chegar na sua casa, mas a conta não precisa ser paga se tiver em débito automático.

Por que isso seria bom? Existe a vantagem citada no início do texto. Que é o fato de você não atrasar com o pagamento da sua conta, independente de qual ela seja. Mas, também há o motivo de que você não tem que se deslocar até o banco ou lotérica para pagar.

Assim sendo, de forma simples, entenda que toda vez que for emitida uma conta no seu nome, se você tiver aprovado o débito automático, a fatura será paga no dia do vencimento com o dinheiro da sua conta.

Agora, para finalizar esse tópico sobre o que é o débito automático em conta, vamos à mais um detalhe importante. O pagamento por esse meio só é válido quando o cliente “combina” com o banco. Assim sendo, tem que ser autorizado pelo cliente, que tem a missão de monitorar o pagamento, sempre.

Os cuidados para usar o débito automático em conta

Agora que você sabe o que é o débito automático em conta, vamos aos cuidados que se precisa ter para evitar problemas futuros. Um deles é bem básico: você tem que ter dinheiro em conta para que o débito seja feito.

Isso porque se não tiver dinheiro em conta pode acontecer de a conta não ser paga. Ou, o que é pior, você vai entrar no cheque especial. E esse empréstimo do banco tem uns juros bem alto, o que é bem ruim para você. Portanto, tenha dinheiro na conta, que seja suficiente para quitar a parcela da sua conta.

5 dicas para fazer o bom uso do cartão de crédito

Outra coisa é avaliar que a conta poderá ser paga no débito em qualquer hora do dia do vencimento. Portanto, sair correndo para depositar o valor na conta pode dar errado. Evite deixar isso para a última hora, obviamente.

E o que os especialistas mais recomenda é que você, sendo cliente, sempre faça a análise e o acompanhamento do pagamento. Isso pode ser feito de várias formas, como através dos extratos e dos comprovantes bancários. Além do uso de aplicativos e internet banking.

Mais uma dica muito valiosa é sobre as taxas de juros. Alguns bancos cobram tarifas para o débito automático em conta. E isso pode prejudicar o seu orçamento. É melhor fazer as contas antes de optar pelo serviço. Busque essa informação no seu banco, sobre o custo.

Os direitos do consumidor quanto ao débito automático

O que nem todo mundo sabe é que o débito automático também pode dar dores de cabeça. E isso acaba sendo até mais importante de ver do que propriamente entender o que é o débito automático em conta.

Note que caso exista divergência nos valores, o valor pode demorar para ser ressarcido. Mas, de qualquer modo, entenda que você como cliente tem os seus direitos resguardados.

Um deles é sobre pode cancelar ou suspender o serviço de débito automático em qualquer momento que achar necessário. Agora, lembre-se que você pode ter feito um contrato para ter desconto na fatura ao optar pelo débito. Aí terá que cumprir o contrato.

Outra coisa que é direito e ao mesmo dever é sobre manter as informações atualizadas. Se você trocar de banco, por exemplo, deve avisar a empresa, que fará a cobrança do débito na nova instituição financeira. Isso é compromisso do cliente, o de informar sobre mudanças de bancos, nomes, etc.

Débito Automático em Conta ou Débito em Conta

Por fim, vale trazer aqui uma curiosidade. Entenda que estamos falando, durante todo o texto, de débito automático em conta. Isto é, um tipo de pagamento que acontece com periodicidade mensal e autorização do cliente.

Já o débito em conta é um tipo de pagamento à vista, que é feito, quase sempre, com o cartão de débito em compras gerais de produtos ou quaisquer outros.

PROPAGANDA