Quando se estuda o mercado, para abrir uma empresa ou investir em um negócio próprio, a gente acaba estudando de tudo um pouco. Agora, você já parou para pensar sobre investir em áreas que são ditas como “do futuro”? A gente listou algumas das profissões mais importantes no futuro.
Algumas empresas (Robert Half do Brasil, Center for the Future of Work e O Futuro das Coisas) fizeram um estudo e listaram aquelas profissões que serão “as profissões do futuro”. E isso foi baseado em dados e estudos científicos.
Ao que se chegou a um consenso sobre o fato de que a área de tecnologia é uma das mais agradáveis ao futuro. No entanto, áreas humanas também tem sua importância, ainda mais quando o assunto é aprendizagens e comunicação.
A gente separou essas 12 profissões destacadas, conheça-as e comece a ver o futuro com outros olhos. Isso pode ser importante para você, na hora de investir em algum negócio próprio.
1 – Detetive de Dados
Uma das profissões mais importantes no futuro é a de facilitar de TI e não teria como ser de área diferente. A área de TI, como um todo, já é muito promissora por si só. Agora, o facilitador de TI é aquele que vem ganhando espaço.
E se você não conhece ainda, saiba que ele é o responsável pelo big data das empresas. Assim sendo, ele faz análises e estudos sobre os dados e descobre o que isso quer dizer. De maneira geral, para ser um profissional como esse é preciso ter conhecimento em matemática e finanças.
2 – Gestor de E-learning
Também está entre as profissões do futuro, ok? O gestor de e-learning é aquela pessoa que fica responsabilizada por administrar as ações de ensino de uma empresa. Então, ele está meio que entre a tecnologia e a educação, entende?
De maneira geral, ele seleciona pessoas para integrar equipes. E também pode atuar na frente de conteúdo, da comunicação e dos resultados de aprendizagem. Fale-se muito desse profissional no lançamento de cursos e ensino à distância.
3 – Consultor em transformação digital
É aquela pessoa que pensa tudo sobre o que é preciso que uma empresa tenha para estar adequada para o futuro e para o mercado. Basicamente, ele estuda a mudança cultural de uma sociedade como um todo.
E, a partir disso, o consultor cita e análise habilidades a fim de engajar melhor a sua empresa para com o público e sociedade. O que faz com que seja outra das profissões mais importantes no futuro.
4 – Especialista em Blockchain
Você já deve ter ouvido falar dele porque já está entre os profissionais mais buscados em todo o mundo. Esse especialista é aquele que trabalha com modelos de negócios que facilitam o acesso de pessoas à serviços básicos.
Hoje em dia, os bancos têm apostado muito nisso a partir de conceitos como biometria ou senhas inteligentes, por exemplo. Esse profissional é totalmente focado na área de TI também.
5 – Facilitador de TI
O detetive de dados é aquela pessoa que pesquisa as tendências digitais do mundo inteiro. Ele trabalha criando plataformas digitais focadas em ambientes colaborativos.
O profissional é formado na área de TI, em especialidades como em ciências da computação, ciências naturais, administração ou comunicação.
6 – Walker
É um profissional que é focado em ajudar e fazer companhia para idosos. Mas, não é como um cuidador de idosos, não. Ele pode fazer isso através de plataformas digitais, sendo que também pode fazer visitadas agendadas.
Entende que estamos falando em “passar tempo” com idosos e não cuidar deles, ok? Por isso, nesse caso, não é preciso ser formado na área da saúde.
10 profissões que permitem ganhar dinheiro em viagens para outros países
7 – Gerente de equipe humanos-máquinas
Essa também é uma profissão do futuro. E o profissional será responsável por desenvolver sistemas que integrem as pessoas com as máquinas.
É preciso ter formação ou especialização em psicologia ou neurociência, além de conhecimentos em tecnologia da informação ou ciência da computação.
8 – Alfaiate digital
É aquele alfaiate que faz roupas sob medida, exatamente como acontecia antes, sabe? Mas, com uma diferença bem significante. Agora, esse alfaiate tem a seu dispor uma tecnologia para lá de interessante. É a partir dela que ele cria as suas peças com medidas exatas.
9 – Especialista em diversidade
É aquele profissional que estuda muito a sociedade do mundo. A ideia dele é focar em questões políticas e sociais, a fim de gerar uma discussão sobre gênero e diversidade. É uma profissão importante para desde já e para o futuro também.
É preciso ter conhecimentos prévios em ciências sociais, direito, serviços sociais e até mesmo pedagogia ou psicologia. O tema é muito usado em cursos de pós-graduação.
10 – Humanizador de marcas e instituições
Esse profissional tem a ideia de gerar debates também. Mas, nesse caso, é na área pública do ativismo corporativo. Ele foca em uma marca e na experiência das pessoas. A partir daí cria um ambiente acolhedor e de bem-estar social para os colaboradores.
Também é preciso ter formação em psicologia, comunicação, pedagogia ou afins.
11 – Especialista em Simplicidade
O nome é meio diferente, né. Mas saiba que muitas empresas buscam profissionais que saibam simplificar processos ou operações. E é isso que esse especialista faz. Ele tem uma capacidade analítica incrível e é focado em resolver problemas.
12 – Curador de memórias pessoais
É uma profissão que foi citada em “Black Mirror”, uma série muito conhecida no mundo todo. A ideia é estudar o fato de que com a velhice as pessoas sofrem de doenças degenerativas e a partir daí podem perder a memória. Então, o curador vai manter aquilo que é agradável.
Hoje em dia, isso está sendo possível através de tecnologias como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada também.