Saiba quais serão as 12 profissões mais importantes no futuro

1

Quando se estuda o mercado, para abrir uma empresa ou investir em um negócio próprio, a gente acaba estudando de tudo um pouco. Agora, você já parou para pensar sobre investir em áreas que são ditas como “do futuro”?

Algumas empresas (Robert Half do Brasil, Center for the Future of Work e O Futuro das Coisas) fizeram um estudo e listaram aquelas profissões que serão “as profissões do futuro”. E isso foi baseado em dados e estudos científicos.

Ao que se chegou a um consenso sobre o fato de que a área de tecnologia é uma das mais agradáveis ao futuro. No entanto, áreas humanas também tem sua importância, ainda mais quando o assunto é aprendizagens e comunicação.

A gente separou essas 12 profissões destacadas, conheça-as e comece a ver o futuro com outros olhos. Isso pode ser importante para você, na hora de investir em algum negócio próprio.

PROPAGANDA

1 – Detetive de Dados

Uma das profissões mais importantes no futuro é a de facilitar de TI e não teria como ser de área diferente. A área de TI, como um todo, já é muito promissora por si só. Agora, o facilitador de TI é aquele que vem ganhando espaço.

E se você não conhece ainda, saiba que ele é o responsável pelo big data das empresas. Assim sendo, ele faz análises e estudos sobre os dados e descobre o que isso quer dizer. De maneira geral, para ser um profissional como esse é preciso ter conhecimento em matemática e finanças.

2 – Gestor de E-learning

Também está entre as profissões do futuro, ok? O gestor de e-learning é aquela pessoa que fica responsabilizada por administrar as ações de ensino de uma empresa. Então, ele está meio que entre a tecnologia e a educação, entende?

De maneira geral, ele seleciona pessoas para integrar equipes. E também pode atuar na frente de conteúdo, da comunicação e dos resultados de aprendizagem. Fale-se muito desse profissional no lançamento de cursos e ensino à distância.

3 – Consultor em transformação digital

É aquela pessoa que pensa tudo sobre o que é preciso que uma empresa tenha para estar adequada para o futuro e para o mercado. Basicamente, ele estuda a mudança cultural de uma sociedade como um todo.

E, a partir disso, o consultor cita e análise habilidades a fim de engajar melhor a sua empresa para com o público e sociedade.

4 – Especialista em Blockchain

Você já deve ter ouvido falar dele porque já está entre os profissionais mais buscados em todo o mundo. Esse especialista é aquele que trabalha com modelos de negócios que facilitam o acesso de pessoas à serviços básicos.

Hoje em dia, os bancos têm apostado muito nisso a partir de conceitos como biometria ou senhas inteligentes, por exemplo. Esse profissional é totalmente focado na área de TI também.

5 – Facilitador de TI

O detetive de dados é aquela pessoa que pesquisa as tendências digitais do mundo inteiro. Ele trabalha criando plataformas digitais focadas em ambientes colaborativos.

O profissional é formado na área de TI, em especialidades como em ciências da computação, ciências naturais, administração ou comunicação.

6 – Walker

É um profissional que é focado em ajudar e fazer companhia para idosos. Mas, não é como um cuidador de idosos, não. Ele pode fazer isso através de plataformas digitais, sendo que também pode fazer visitadas agendadas.

Entende que estamos falando em “passar tempo” com idosos e não cuidar deles, ok? Por isso, nesse caso, não é preciso ser formado na área da saúde.

7 – Gerente de equipe humanos-máquinas

Essa também é uma profissão do futuro. E o profissional será responsável por desenvolver sistemas que integrem as pessoas com as máquinas.

É preciso ter formação ou especialização em psicologia ou neurociência, além de conhecimentos em tecnologia da informação ou ciência da computação.

8 – Alfaiate digital

É aquele alfaiate que faz roupas sob medida, exatamente como acontecia antes, sabe? Mas, com uma diferença bem significante. Agora, esse alfaiate tem a seu dispor uma tecnologia para lá de interessante. É a partir dela que ele cria as suas peças com medidas exatas.

9 – Especialista em diversidade

É aquele profissional que estuda muito a sociedade do mundo. A ideia dele é focar em questões políticas e sociais, a fim de gerar uma discussão sobre gênero e diversidade. É uma profissão importante para desde já e para o futuro também.

É preciso ter conhecimentos prévios em ciências sociais, direito, serviços sociais e até mesmo pedagogia ou psicologia. O tema é muito usado em cursos de pós-graduação.

10 – Humanizador de marcas e instituições

Esse profissional tem a ideia de gerar debates também. Mas, nesse caso, é na área pública do ativismo corporativo. Ele foca em uma marca e na experiência das pessoas. A partir daí cria um ambiente acolhedor e de bem-estar social para os colaboradores.

Também é preciso ter formação em psicologia, comunicação, pedagogia ou afins.

11 – Especialista em Simplicidade

O nome é meio diferente, né. Mas saiba que muitas empresas buscam profissionais que saibam simplificar processos ou operações. E é isso que esse especialista faz. Ele tem uma capacidade analítica incrível e é focado em resolver problemas.

12 – Curador de memórias pessoais

É uma profissão que foi citada em “Black Mirror”, uma série muito conhecida no mundo todo. A ideia é estudar o fato de que com a velhice as pessoas sofrem de doenças degenerativas e a partir daí podem perder a memória. Então, o curador vai manter aquilo que é agradável.

Hoje em dia, isso está sendo possível através de tecnologias como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada também.

PROPAGANDA