Já ouviu falar sobre Tesouro Direto? Você não sabe o que é e nem como funciona? Você tem medo de investir por acreditar que é um investimento de alto risco? Nesse caso, aconselhamos você a continuar a leitura que vamos explicar o por que você deve investir sobre esse ativo.
Esse tipo de investimento é a modinha dos investidores conservadores, devido a sua valorização nos últimos anos e a contribuição que ele gera para o país. Então, é importante antes de começar a investir que você estude tudo relacionado a esse ativo.
A fim de ajudar você nesse processo, criamos este post onde vamos ensinar tudo sobre o Tesouro Nacional. Não fique por fora, continue a leitura e confira agora mesmo!
O que é?
O Tesouro Direto nada mais é que um tipo de investimento de Renda Fixa, instituído pelo Programa do Tesouro Nacional e desenvolvido pelo BM&G Bovespa.
Seu maior objetivo é a venda de títulos federais para os investidores, ou seja, o governo federal faz um empréstimo com você. Dessa forma, no final do investimento você recebe seu rendimento em troca deste empréstimo e o governo federal utiliza o seu capital para realização de melhorias no país.
Mas você deve estar questionando sobre a segurança desse investimento? Tem medo do que ocorreu no passado quando o governo confiscou a poupança? Não é mesmo? Então não se preocupe, o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros e com baixo risco, devido ser 100% garantido pelo Tesouro Nacional.
Quais os tipos de Tesouro Direto?
No mercado financeiro brasileiro, o Tesouro Direto, é ofertado com dois tipos de títulos. Confira agora!
Pré-fixada
Como o próprio nome diz, no momento de aquisição do título, você sabe todos os custos e quanto terá de rendimento no final. Ele é indicado em casos que você não consegue estimar as taxas dos títulos pós-fixados, crise financeira nacional e para as pessoas que são bem conservadoras.
Pós-fixado
Nos títulos pós-fixados, diferentemente do pré-fixado, sua rentabilidade e custos somente é conhecida no momento do resgate. Então no momento na aquisição, você somente precisará escolher entre o índice de inflação (IPCA) ou a taxa básica da economia (Selic).
Quais as vantagens de investir em Tesouro Direto?
Agora que já entendeu como funciona o Tesouro Direto, chegou a hora de entender as vantagens que esse ativo proporciona para você.
- alta rentabilidade
- perfil conservador
- segurança
- liquidez
- facilidade
- flexibilidade
- acessibilidade
Quais as desvantagens de investir nesse ativo?
Como qualquer outra coisa, o Tesouro Direto também tem as suas desvantagens. Confira abaixo quais são elas!
- Demora no resgate
- Votalidade dos preços
- Taxa da B3
- Custos da corretora
Como investir?
Gostou desse tipo de investimento? Então aprenda agora o passo a passo de como começar a investir.
Abertura de conta
O primeiro passo para investir em Tesouro Direto, é a abertura de conta-corrente em uma instituição financeira ou corretora de valores. Caso você já tenha, pode utilizar ela ou escolher outro agente de custódia.
Esse momento é muito importante você escolher bem, pois ela irá realizar a intermediação das suas transações. Então verifique os custos de cada uma, se possui um suporte ágil, se ela é habilitada para operar com o Tesouro Direto.
Cadastro
Depois de escolher a instituição e abrir a conta-corrente, você receberá um acesso restrito à plataforma de compra e venda do Tesouro Direto. Nela você conseguirá realizar as movimentações, consultar saldos e extratos, além de acompanhar de perto seus investimentos.
Escolha do título
Chegou a hora de começar a investir, então escolha o título que você mais gostou, mas antes peça ajuda ao consultor financeiro de sua instituição financeira ou corretora para garantir a escolha correta.
Comece investindo com cautela e vá aumentando aos poucos, de acordo com a sua bagagem, prática e conhecimento. É importante diversificar seu investimento em títulos diferentes, assim você consegue minimizar os riscos e aumentar sua rentabilidade.
Acompanhamento
Acha que acabou? A aquisição do título é o início, pois você deve acompanhar a performance de seus títulos e mercado financeiro também, através das notícias que podem impactar a sua valorização e desvalorização.
Este post ajudou você a entender o que é o Tesouro Direto, o seu processo, como investir e suas vantagens e desvantagens. Vale ressaltar que o investimento deve ser feito com cautela, alinhado ao seu perfil de investidor e seus objetivos. Não esqueça de conferir os custos de cada título com sua instituição financeira ou corretora, antes de começar a investir.
Não perca mais tempo, comece hoje mesmo a investir nesse ativo e faça com que seu dinheiro trabalhe para você! Aproveite a visita em nosso blog, leia agora mesmo o post “O que é Renda Fixa e por que investir” e se torne um especialista nesse tipo de investimento!